G1 Mundo

ONU alerta sobre violência sexual contra mulheres e meninas no Sudão

today17 de agosto de 2023 4

Fundo
share close

De acordo com os especialistas da ONU, centenas teriam sido detidas e estão sendo mantidas em condições desumanas, sujeitas a agressão sexual e até a escravidão sexual. Situação acontece em meio a conflito que dura quatro meses no país.


ONU alerta sobre violência sexual no Sudão — Foto: Reprodução/TV Globo



Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) fizeram um alerta para denúncias de violência sexual contra meninas e mulheres no Sudão.

29 especialistas em Direitos Humanos independentes nomeados pelas Nações Unidas emitiram um comunicado conjunto. Segundo eles, há relatos consistentes de que mulheres e meninas têm sido exploradas sexualmente. Centenas teriam sido detidas e estão sendo mantidas em condições desumanas, sujeitas a agressão sexual e até a escravidão sexual.

Oficialmente, as chamadas Forças de Apoio Rápido dizem ter uma política de tolerância zero para violência sexual. As testemunhas, no entanto, têm atribuído a culpa a esse grupo paramilitar, que está envolvido em uma disputa de poder com o exército sudanês.

De acordo com os especialistas da ONU, paramilitares estão usando estupro e violência sexual para punir e aterrorizar a população. Em alguns casos, haveria ainda motivação étnica e racial.

Essas denúncias acontecem meio ao conflito que dura quatro meses no no Sudão. Essa guerra já deixou pelo menos 4 mil mortos e forçou mais de 4 milhões de pessoas a fugirem de casa – sendo mais de um milhão para países vizinhos.

Sudão enfrenta conflito que dura quatro meses — Foto: Reprodução/TV Globo

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

atletas-nadam-no-rio-sena-despoluido-em-evento-teste-da-olimpiada-de-paris

G1 Mundo

Atletas nadam no rio Sena despoluído em evento-teste da Olimpíada de Paris

Líder na disputa pelo Mundial feminino, Potter venceu a francesa Cassandre Beaugrand, vice-campeã, nesta repetição do que deverá ocorrer daqui a menos de um ano na Olimpíada, incluindo duas voltas de um percurso no Sena – entre as pontes Alexandre III e da Alma. O formato olímpico do triatlo é composto por 1,5 mil metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. A competição foi um […]

today17 de agosto de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%