A Bíblia nos ensina que a aparência física é importante para Deus porque revela a glória de Suas habilidades criativas (Gênesis 1:27-31). Portanto, devemos apreciar a beleza que Deus nos deu como Sua criação mais complexa e surpreendente. De maneiras que não podemos entender, refletimos Sua própria beleza (Salmos 139:13-14). Deus dá algum valor às aparências; se Ele não o fizesse, todos nós pareceríamos iguais. Não é errado notarmos e apreciarmos a aparência física também.
Mas deve ser lembrado que Deus julga nossos corações, não nossa aparência física (1 Samuel 16:7). É o homem interior que é uma criação ainda maior. Temos almas que nunca serão destruídas, que vivem para sempre no céu ou no inferno (Mateus 10:28). Nosso coração também é capaz de tantos pensamentos e sentimentos, reflexos das complexidades de Deus (Provérbios 20:27). Não devemos cair na armadilha de acreditar que nossa aparência é motivo de orgulho ou inveja. Nossa verdadeira beleza deve vir de dentro, não da beleza carnal pela qual o mundo nos julga. Em 1 Pedro 3:3-5, Pedro diz às esposas que sua “beleza não deve vir de adornos externos, como cabelos trançados e uso de joias de ouro e roupas finas. Em vez disso, deve ser o seu eu interior, a beleza imperecível de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor aos olhos de Deus. Pois era assim que as santas mulheres do passado, que colocavam sua esperança em Deus, costumavam se embelezar”.
Nossa aparência externa não deve ser nosso foco. Se a razão pela qual tentamos ter o peso ideal, vestir as melhores roupas, fazer tratamentos faciais, etc., é para impressionar outras pessoas, então nossa aparência física tornou-se motivo de orgulho. Devemos ser humildemente conscientes de nossa aparência, em vez de agir de acordo com os padrões do mundo. Mateus 23:12 diz: “Porque quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.” E Tiago 4:6 diz: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes.”
Devemos estar atentos a qualquer coisa que nos afaste de Deus, inclusive a ênfase muitas vezes extrema que o mundo dá às aparências. Deus não quer que amemos o mundo ou qualquer coisa nele (1 João 2:15), e não devemos pensar como o mundo pensa (Romanos 12:2). Deus nos mostrou Seu incrível poder, beleza e amor em uma criação incrivelmente diversa. Devemos ser humildes, não cometendo idolatria ao adorar a criação em vez do Criador (Colossenses 3:5).
Publicar comentários (0)