G1 Mundo

Papa pede desculpa após dizer que já existe ‘bichice demais’ em seminários

today28 de maio de 2024 8

Fundo
share close

Pontífice usou termo em reunião a portas fechadas com bispos italianos ao pedir que não aceitem padres abertamente homossexuais. Em comunicado, Vaticano disse que Francisco não pretendia usar linguagem homofóbica.


Papa Francisco durante audiência semanal na Praça São Pedro, no Vaticano, em 8 de maio de 2024. — Foto: Andrew Medichini/ AP



O papa Francisco pediu desculpas nesta terça-feira (28) pela linguagem utilizada em uma reunião com bispos na semana passada, quando disse que “já existe bichice demais” em seminários.

Segundo a imprensa italiana, o pontífice disse a frase ao pedir para que bispos italianos não aceitem padres abertamente gays.

“O papa nunca teve a intenção de ofender ou de se expressar em termos homofóbicos e estende as suas desculpas àqueles que se sentiram ofendidos pelo uso de um termo que foi denunciado por outros”, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.

Em comunicado, Bruni afirmou ainda que o papa já disse “diversas vezes que a Igreja Católica está aberta a todos”.

Segundo os jornais “La Repubblica” and “Corriere della Sera”, em reunião a portas fechadas com bispos italianos, o papa usou a palavra “frociaggine”, um termo vulgar italiano que pode ser traduzido aproximadamente como “viadagem” ou “bichice”.

O termo é altamente depreciativo em relação à comunidade LGBTQIA+, e, segundo a agência de notícias italiana Ansa, seu uso surpreende os mais de 200 presentes na reunião.

Francisco, de 87 anos, fez declarações e aberturas à comunidade LGBTQIA+ durante os 11 anos de seu papado. Em 2013, ele disse a famosa frase: “Se uma pessoa é gay e busca a Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgar?”

Papa autoriza benção a casais do mesmo sexo

Papa autoriza benção a casais do mesmo sexo




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-de-napoles,-na-italia,-prende-2-brasileiros-em-operacao-contra-rede-de-corrupcao-para-a-concessao-de-cidadania-italiano

G1 Mundo

Polícia de Nápoles, na Itália, prende 2 brasileiros em operação contra rede de corrupção para a concessão de cidadania italiano

A polícia de Nápoles, na Itália, prendeu seis pessoas, duas delas brasileiros, em uma operação para desmantelar uma rede de corrupção para a concessão da cidadania italiana a cidadãos estrangeiros, de acordo com a TV pública italiana RAI. O ator e apresentador brasileiro Rodrigo Faro foi citado pelo jornal TGR, da RaiNews, como beneficiário. Ele negou envolvimento e se disse vítima do esquema (leia mais abaixo). Segundo o veículo, seis […]

today28 de maio de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%