G1 Mundo

Parlamento russo se prepara para discutir revogação de tratado que proíbe testes nucleares

today6 de outubro de 2023 5

Fundo
share close

O presidente do Parlamento da Rússia, Vyacheslav Volodin, afirmou nesta sexta-feira (5) que os legisladores do país devem discutir em breve a revogação do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares.

“A situação no mundo mudou”, disse Volodin. “Washington e Bruxelas desencadearam uma guerra contra o nosso país.”

“Na próxima reunião do Conselho da Duma de Estado, discutiremos definitivamente a questão da revogação da ratificação do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares.”



Na quinta-feira (5), Putin afirmou que ainda não estava preparado para afirmar se a Rússia deveria ou não retomar os testes nucleares. No entanto, o presidente indicou que o país poderia deixar o tratado, já que os Estados Unidos não ratificaram o acordo.

A retomada de testes nucleares pela Rússia ou pelos Estados Unidos pode desestabilizar a segurança mundial, uma vez que os dois países vivem entre tensões, que foram ampliadas pela guerra na Ucrânia.

O Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares foi elaborado em 1996. Ao todo, 187 países assinaram o acordo, sendo que 178 ratificaram — entre eles Rússia, Brasil e membros da União Europeia.

Dos países que assinaram o acordo, 18 ainda não o ratificaram. Nesta lista, além dos Estados Unidos, estão China, Coreia do Norte, Índia e Israel.

Entre o fim da Segunda Guerra Mundial e a elaboração do tratado, mais de 2 mil testes nucleares foram realizados. Os últimos testes da antiga União Soviética e dos Estados Unidos aconteceram em 1990 e 1992, respectivamente.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

grupo-de-canoagem-e-‘cercado’-por-dezenas-de-golfinhos-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Grupo de canoagem é ‘cercado’ por dezenas de golfinhos no litoral de SP; VÍDEO

Um grupo de remadores foi surpreendido ao ser cercado por dezenas de golfinhos durante uma aula de canoagem em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ao g1, a instrutora Giovanna Oliveira do Nascimento, de 23 anos, disse nesta sexta-feira (6) que contou de 30 a 40 animais (assista acima). “Eles passaram bem na frente dos nossos caiaques. [...] É muito incrível poder proporcionar esses momentos para as pessoas”, explicou […]

today6 de outubro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%