Duane Gryder, capelão de motocicletas da AG US Missions, organização ligada a Assembleia de Deus dos Estados Unidos, participou recentemente da Run For the Wall® (RFTW) de 2024, um evento anual que homenageia veteranos e suas famílias e amigos com uma viagem cross-country de 10 ou 11 dias de Ontário, Califórnia, até o Vietnam Veterans Memorial Wall em Washington, DC.
Gryder foi um dos sete capelães — seis deles ministros da AG e quatro missionários da AG US para motociclistas — acompanhando os motociclistas na Central Route, uma das quatro rotas oferecidas pelos organizadores da RFTW.
De acordo com AG News, no quinto dia da jornada de 3.000 milhas, em 19 de maio, Gryder e cerca de 250 motociclistas na Central Route enfrentaram uma tempestade inesperadamente violenta enquanto atravessavam as planícies do centro do Kansas na I-70. Ventos fortes, chuva torrencial e granizo do tamanho de bolas de golfe — algumas ainda maiores — atingiram os motociclistas.
“A ferocidade da tempestade pode ter poupado os motociclistas de ferimentos graves ou até mesmo da perda de vidas!”, disse Gryder.
Gryder, capelão da AG com Missões dos EUA desde 2005, explica que o RFTW se originou em 1989 como um esforço de um casal de veteranos do Vietnã que viajaram pelo coração da América em motocicletas, falando com rádios, televisões e jornais locais sobre o fato de que havia milhares de homens e mulheres ainda desaparecidos de todas as guerras. “Nosso lema é: ‘Nós pedalamos por aqueles que não podem’”, diz Gryder.
Além de um simples passeio, Gryder, que participa do RFTW desde 2009, conta que as pessoas se alinham em viadutos, acenando bandeiras e aplaudindo os motociclistas que passam por baixo. Os motociclistas também fazem “desvios” das rodovias interestaduais para pedalar por comunidades, onde são calorosamente recebidos e, às vezes, participam de cerimônias memoriais.
“Uma parte importante do passeio para os capelães é o nosso ministério de presença”, diz Gryder. “Há pessoas participando deste passeio que nunca foram capazes de lidar com as coisas pelas quais passaram, sofrendo com TEPT. Ter um capelão prontamente disponível para confiar é realmente importante — evitamos vários suicídios naquela corrida.”
Em cada parada, a previsão do tempo imediata é verificada de perto. “Se houver previsão de chuva, colocamos nossas capas de chuva antes de sair”, diz Gryder. “Não podemos realmente parar um grupo tão grande na beira da estrada logo quando começa a chover — isso seria impraticável e realmente perigoso.”
A rota para 19 de maio foi de Limon, Colorado, para Junction City, Kansas. “É bem desolado naquele trecho da I-70, então não há muitos lugares para se refugiar se o tempo ficar ruim”, explica Gryder. “Mas verificamos o tempo em cada parada. Na última parada, parecia que seríamos atingidos por alguma chuva — meu aplicativo disse chuva moderada. Não foi nada disso!”
A I-70 pelo oeste e centro do Kansas é famosa por ventos fortes e retos, mesmo sem tempestade. Tempestades de poeira às vezes reduzem a visibilidade a quase zero e até fazem com que partes da rodovia sejam fechadas.
Os motociclistas colocaram suas capas de chuva na parada anterior. No entanto, quando a tempestade atingiu, ela rapidamente se transformou de chuvas moderadas para algo muito mais intenso. “Ela se formou em uma supercélula bem rápido”, diz Gryder. “O vento estava soprando tão forte e mudando de direção que levaria uma bicicleta que pesa mais de 1.000 libras (contando o motociclista e sua bagagem) de uma borda da estrada para a outra repetidamente. Alguns foram jogados para fora da estrada ou derrubados e tivemos que levantá-los para continuar.”
A chuva começou a cair, seguida de granizo. No início, o granizo era um incômodo, mas depois se tornou mortal. “Nós pedalamos em rodadas de granizo por mais de uma hora, com ele caindo consistentemente do tamanho de uma bola de golfe — e alguns eram maiores do que uma bola de tênis!” disse Gryder. “Estávamos tão focados em ficar de pé que, em um ponto, pensei que alguém tinha realmente me dado um soco no meio das costas antes de perceber que isso era impossível — eu tinha sido atingido por uma grande pedra de granizo.”
Uma das regras para participar do RFTW é que todos os pilotos são obrigados a usar capacetes — uma medida que provavelmente salvou vidas ou, pelo menos, evitou concussões, pois o granizo derrubou vários conjuntos de comunicação dos pilotos e até mesmo partiu a máscara facial de um piloto no meio.
“Durante esse tempo, a liderança decidiu que não deveríamos virar e passar por Russell como normalmente faríamos”, diz Gryder. “Havia uma grande loja de conveniência chegando na I-70 que tinha um depósito nos fundos onde todos nós podíamos parar e nos abrigar.”
Espancados, cobertos de vergões vermelhos devido ao granizo, e um motociclista até mesmo sofrendo um dedo quebrado após ser atingido diretamente por uma grande pedra de granizo, os motociclistas finalmente conseguiram — mais ou menos — sair da estrada em segurança.
Enquanto os motociclistas do RFTW enfrentavam a tempestade na I-70, a apenas alguns quilômetros ao norte, perto de Russell, havia preocupações maiores do que o vento, a chuva e o granizo. Sem o conhecimento dos pilotos do RFTW, um tornado havia se formado e estava rasgando seu caminho para o leste através do campo, em direção a Russell!
“Mais tarde naquele dia, depois que ficou claro para sair da loja, paramos em um Walmart”, conta Gryder. “O recepcionista, que evidentemente tinha ouvido outros pilotos falando sobre suas experiências ao entrarem, falou comigo e conversamos um pouco. Então ele declarou: ‘Você sabe o milagre nisso, certo? Se você tivesse virado para entrar em Russell, seu grupo poderia ter encontrado o tornado que passou por lá!”
De acordo com um comunicado à imprensa, as sirenes de tornado começaram a disparar em Russell por volta das 15h30. Às 16h, a tempestade cortou a energia de toda a cidade. Embora muitos veículos tenham sido danificados pela tempestade, que também derrubou árvores e linhas de energia e danificou casas, nenhuma perda de vida ou ferimentos graves foram registrados.
Gryder acredita que os motociclistas poderiam estar naquela estrada para Russell, dependendo de onde estavam no grupo, na época do tornado, se os líderes não tivessem decidido continuar. Um grupo tão grande, mesmo passando por uma comunidade, pode se espalhar por mais de uma milha e meia. Em outras palavras, um alvo bem grande. E mesmo que o tornado aparentemente tenha se dissipado antes de atingir a cidade, as árvores e galhos de árvores caindo, fios de energia e detritos voando, além da chuva e granizo, poderiam facilmente ter resultado em ferimentos graves.
Gryder diz que está grato que a tempestade acabou impedindo o passeio de passar por Russell naquele dia, embora seja uma comunidade que os ciclistas anseiam visitar.
Mas mesmo que o apoio de tantos signifique muito, para Gryder, o que mais significa é ter a oportunidade todos os anos de aconselhar indivíduos durante o curso do passeio de 10 dias. “Não posso realmente discutir os casos devido ao nosso compromisso com a confidencialidade, mas os encontros (de aconselhamento) lidaram com tudo, desde apenas estar estressado até carregar culpa por coisas que aconteceram no calor da batalha anos atrás”, diz ele. “Compartilhamos conforto e esperança. Simplesmente não posso dar exemplos específicos, embora eu quisesse poder, porque ver Cristo em ação enquanto Ele cura corações e acalma a mente das pessoas é algo incrível de assistir.”
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