G1 Mundo

Pela 1ª vez desde o início da guerra, Israel libera a passagem de ajuda humanitária de sua fronteira para Gaza

today17 de dezembro de 2023 8

Fundo
share close

Pela primeira vez, desde o início da guerra, a Faixa de Gaza receberá ajuda humanitária através da fronteira com Kerem Shalom, em Israel.

Caminhões carregados com alimentos e remédios partiram para a região de conflito neste domingo (17), afirmaram autoridades.

Desde então, a ajuda estava sendo entregue exclusivamente através da passagem por Rafah, na fronteira entre Gaza e Egito, que, segundo Israel, só poderia acomodar a entrada de 100 caminhões por dia.



Agora, agentes do Crescente Vermelho Egípcio disseram à Reuters que ao menos 79 caminhões carregados seguiam para Gaza.

Kerem Shalom, que fica na fronteira entre Egito, Israel e Gaza, é um dos principais pontos de trânsito de mercadorias que entram e saem de Gaza, e permite um deslocamento mais rápido do que a passagem por Rafah.

Apesar disso, a ajuda pode não chegar aos cidadãos de Gaza. Segundo Elad Goren, líder do Cogat (órgão israelense que supervisiona as atividades civis nos territórios palestinos), as agências humanitárias ainda não ampliaram sua capacidade de distribuir auxílio para atender à demanda de pessoas que fugiram para a região sul.

“Se a ONU não tiver a capacidade de coletar e distribuir não importa quantas passagens abrirmos”, disse Goren. “Eles não podem confiar no mesmo mecanismo que tinham antes da guerra.”

Até o momento, a Organização das Nações Unidas (ONU) não se pronunciou sobre a declaração de Goren.

Militares de Israel dão detalhes sobre operação em Gaza que matou três reféns israelenses por engano

Militares de Israel dão detalhes sobre operação em Gaza que matou três reféns israelenses por engano




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tempestade-deixa-13-mortos-em-buenos-aires;-videos-mostram-estragos-causados-pelos-ventos

G1 Mundo

Tempestade deixa 13 mortos em Buenos Aires; vídeos mostram estragos causados pelos ventos

A área mais atingida foi a cidade de Bahia Blanca, distante 650 km da capital argentina, onde várias pessoas também ficaram feridas por causa de telhados arrancados, informou o governo municipal no X, descrevendo o ocorrido como uma "catástrofe". "Com grande pesar, 13 vítimas fatais foram confirmadas até o momento. Pedimos à comunidade que tome extremo cuidado e não circule nas vias públicas", acrescentou o prefeito do município, Federico Susbielles, […]

today17 de dezembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%