Uma nova pesquisa realizada em abril de 2023 pela empresa de pesquisa Ifop-Fiducial sugere que menos da metade da população da França acredita na existência de Deus. A empresa de pesquisa perguntou a 1.006 indivíduos: “Você pessoalmente acredita em Deus?” A maioria dos entrevistados (56%) respondeu “não”. Se o resultado desta pesquisa publicada na Sexta-feira Santa for extensível a toda a população (apenas 1.006 pessoas foram entrevistadas), então a França terá atingido um ponto de virada, já que em 2011, 56% disseram que acreditavam em Deus.
De acordo com esta pesquisa, o grupo etário de 18 a 24 anos é o que menos acredita em Deus (36% que sim, em comparação com 64% que não). No próximo grupo etário (25-34), o número de pessoas que se consideram crentes sobe para 47%, um número maior do que aqueles com idades entre 35-49 (38%) e aqueles com idades entre 50-64 (46%). Entre os que têm 65 anos ou mais, o número de pessoas que dizem acreditar em Deus é de 50%.
As diferenças entre mulheres e homens nesta pesquisa foram indistinguíveis.
Aqueles que dizem acreditar em Deus são mais frequentes entre os de “classe média baixa” (48%), em comparação com os mais pobres (40%) e os mais ricos (40%).
Curiosamente, a crença em Deus foi encontrada mais forte na região de Paris (59%) do que na França rural (37%). As cidades de médio porte foram as mais próximas da média nacional (43%).
É importante observar que a pesquisa não distinguia entre cristãos e adeptos de outras religiões. Também não perguntou se aqueles que se consideram crentes em Deus frequentam serviços religiosos ou expressam qualquer outro tipo de comprometimento espiritual.
Publicar comentários (0)