G1 Mundo

Planalto prepara viagem de Lula para Itália; destino poderá ser o 7º do petista no exterior neste ano

today21 de março de 2024 8

Fundo
share close

O Palácio do Planalto prepara para junho uma viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Itália, onde o petista deve participar, em Puglia, da cúpula do G7 – o grupo dos países mais industrializados do mundo.

Lula e a primeira-ministra Georgia Meloni — Foto: Reprodução/TV Globo



O convite ao presidente brasileiro para ir à cúpula foi revelado pelo chanceler Mauro Vieira, em audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE).

Diplomatas e assessores do Planalto dizem que, uma vez presente no G7, Lula deve reforçar a pauta do Brasil à frente da presidência do G20, com foco das discussões em temas como inclusão social, transição energética e a chamada reforma da governança global.

A ideia principal da participação e do encontro com autoridades italianas é reforçar uma parceria entre as duas presidências de grupos.

Na conversa bilateral que teve com Meloni, Lula tratou de temas de interesse comum, como economia e preservação ambiental. Os dois líderes combinaram de manter um diálogo constante sobre as gestões do G7 e do G20, presididos atualmente por Itália e Brasil, respectivamente.

Lula também pode aproveitar a nova ida à Itália neste terceiro mandato para visitar outros países da Europa e marcar reuniões estratégicas com outros chefes de Estado.

Lula retoma agenda de viagens internacionais

Lula retoma agenda de viagens internacionais




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ex-de-galerista-assassinado-no-rio-e-preso-nos-eua

G1 Mundo

Ex de galerista assassinado no Rio é preso nos EUA

Daniel, que foi indiciado pela polícia do Rio, é suspeito de ser o mandante da morte de Brent. O galerista, que vivia no Rio, foi encontrado morto em sua casa em janeiro com 18 facadas. O suspeito vive nos EUA e estava fora do Brasil no momento do crime. Segundo o tribunal de Southern District, em Nova York, Daniel foi preso na noite de quarta-feira (20) acusado de ter fraudado […]

today21 de março de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%