Santos x Botafogo: torcedores causam tumulto na Vila Belmiro após partida; VÍDEO
Equipes do 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia levaram 28 pessoas para a Central de Polícia Judiciária de Santos, no litoral de São Paulo, após um confronto entre torcidas organizadas do Santos F.C e do Botafogo de Regatas. A partida aconteceu, na noite desta quarta-feira (20), na Vila Belmiro.
De acordo com a PM, a tropa de Ações Especiais de Polícia da Baixada Santista recebeu diversas denúncias anônimas relatando que torcedores estariam se organizando para se confrontarem antes do início da partida.
Os policiais se mantiveram nas imediações do Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, e ao notarem uma movimentação anormal de alguns torcedores, deram início as abordagens.
Moradores registraram o confronto perto da Vila Belmiro, em Santos — Foto: Reprodução
Segundo a PM, no cruzamento avenida Senador Pinheiro Machado com a Rua Álvares Cabral, as equipes foram recebidas com arremessos de pedaços de madeira, ferros, pedras e rojões, sendo necessário ações de controle de distúrbios civis com a utilização de escudos, bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo.
Ainda de acordo com a PM, nenhuma pessoa ficou ferida. Porém, 28 pessoas foram conduzidas à Central de Polícia Judiciária de Santos e autuadas com base no Art 41-B da Lei 10.671/03 do Estatuto de Defesa do Torcedor, incluído pela Lei 12.299/10, que dispõe sobre medidas de prevenção e repressão aos fenômenos de violência por ocasião de competições esportivas.
A PM ainda disse, por meio de nota, que um dos detidos alegou ser vice-presidente da Torcida Jovem do Santos F.C e informou que não queria confronto com a Polícia Militar. Segundo ele, o grupo organizou o ato para “pegar” os torcedores do Botafogo para se vingarem de uma briga ocorrida em data anterior.
Dezenas de torcedores se reuniram pelos arredores da Vila Belmiro durante o jogo. — Foto: Reprodução
Vídeos obtidos pelo g1, nesta quinta-feira (21), mostram vários momentos de tumulto e confusão causados por torcedores no bairro (veja no início da reportagem).
Moradores de ruas próximas à Vila Belmiro, o estádio do Santos, registraram dezenas de torcedores percorrendo as ruas com o que pareciam barras de ferro. Aglomerados, eles gritam e brigam no meio da rua. Em outro momento, um grande grupo de torcedores aparece na Avenida Senador Pinheiro Machado, no canal 1. Algumas bombas são jogadas na via e as pessoas saem correndo.
Ainda na mesma noite, um carro pegou fogo entre as Rua Princesa Isabel e Rua Antônio Bento de Amorim. Uma equipe dos Bombeiros compareceu ao local para conter as chamas. O fogo logo foi apagado e a equipe deixou o local em segurança. Não foi confirmado se o incêndio teve relação com a movimentação pós jogo. A polícia também foi acionada para o incêndio.
Carro pegou fogo em uma das ruas da Vila Belmiro, em Santos — Foto: Reprodução
O Santos venceu o Botafogo por 2 a 0 nesta quarta (20). Os gols foram marcados por Léo Baptistão e Marcos Leonardo. Com o resultado, o Peixe sobe para a nona colocação da competição.
Nesta quinta (21), o Santos será comendado pelo técnico Lisca visando o confronto contra o Fortaleza, domingo (24), na Arena Castelão, às 19 horas, pela 19ª rodada do Brasileirão.
Vinicius Lopes em Santos x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Publicar comentários (0)