G1 Mundo

Polícia da Irlanda do Norte prende suspeitos de tentar matar sherife

today23 de fevereiro de 2023 12

Fundo
share close

A polícia suspeita que a tentativa teria sido executada pelo grupo militante nacionalista irlandês New IRA.

O inspetor-chefe do detetive John Caldwell está em estado crítico, tendo passado por uma cirurgia durante a noite. Ele foi baleado várias vezes por dois homens armados enquanto guardava bolas de futebol em seu carro após terminar um treinamento com um time de futebol sub-15.

Investigadores forenses analisam cena de tentativa de assassinato na Irlanda do Norte — Foto: Liam McBurney/PA via AP



Embora um acordo de paz de 1998 tenha encerrado em grande parte três décadas de violência sectária na Irlanda do Norte, policiais ainda são esporadicamente alvo de grupos dissidentes de militantes nacionalistas irlandeses que se opõem ao domínio britânico na região.

“A investigação está em um estágio inicial. Estamos mantendo a mente aberta no momento, nosso foco principal são os republicanos dissidentes violentos e, dentro desse grupo, um grupo chamado New IRA”, disse o subchefe de polícia Mark McEwan.

Os três homens de 38, 45 e 47 anos presos sob a Lei do Terrorismo estão sendo interrogados por detetives.

Viatura policial é vista com a tampa do porta-malas aberta em rua da Irlanda do Norte — Foto: Oliver McVeigh/PA via AP

O Novo IRA já alvejou a polícia antes e foi responsável pelo assassinato da jornalista Lyra McKee em 2019.

Ele é um grupo muito menor do que o Exército Republicano Irlandês (IRA), que se desarmou quando o “acordo da Sexta-Feira Santa” encerrou a luta entre militantes nacionalistas que buscavam a unidade com a Irlanda e sindicalistas pró-britânicos que queriam permanecer no Reino Unido.

A ameaça de grupos domésticos foi reduzida de “severa” para “substancial”, o que significa que um ataque ainda é provável, de acordo com uma avaliação independente do serviço de espionagem doméstico MI5. McEwan disse que a polícia continua analisando o nível de ameaça.

A última vez que um policial foi baleado na Irlanda do Norte foi em 2017. O último policial a ser morto, o policial Ronan Kerr, morreu quando uma bomba explodiu sob o ataque de seu carro do lado de fora de sua casa em Omagh.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

epidemia-de-covid-19-na-china-‘basicamente’-acabou,-diz-pequim

G1 Mundo

Epidemia de Covid-19 na China ‘basicamente’ acabou, diz Pequim

Pequim disse ainda não ter declarado o fim da pandemia no país porque encontrou sete casos importados da variante XBB.1.5, altamente transmissível, desde 8 de janeiro. Na semana passada, os principais líderes da China já haviam declararado uma "vitória decisiva" sobre a Covid, alegando ter a menor taxa de fatalidade do mundo. Especialistas, no entanto, têm questionado os dados do governo chinês, porque surtos do vírus surgiram em todo o […]

today23 de fevereiro de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%