G1 Mundo

Polícia descobre túnel secreto e ‘mercado do crime’ em prisão do Paraguai dominada por rival de facções brasileiras

today21 de dezembro de 2023 7

Fundo
share close

Policiais paraguaios acharam um túnel secreto, dinheiro e uma espécie de mercado em uma cela de uma prisão controlada pelo narcotraficante local Armando Javier Rotela. A descoberta aconteceu na quarta-feira (20), na operação Veneratio, criada para retomar o controle do presídio de Tacumbú, na capital Assunção.

Rotela é acusado de chefiar uma facção que administra o tráfico de drogas em centros urbanos do Paraguai. O grupo tem cerca de 7 mil membros e disputa o controle do crime na região com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho, afirmou à AFP o criminologista Juan Mertens.

A polícia informou ter encontrado cerca de 100 milhões de guaranis (equivalente a cerca de R$ 67 mil) embaixo da cama de um aliado de Rotela no presídio. Na cela, também foram encontradas drogas, bebidas alcoólicas e armas caseiras.



O local foi encontrado após policiais encontrarem um bilhete para um agente penitenciário com um pedido para que ele escondesse o que estava na cela. Ao verificarem o local, eles descobriram um “escritório”, em que só pessoas da confiança do narcotraficante poderiam entrar.

Já no túnel, que seria usado em uma tentativa de fuga, também estavam máscaras, trituradores e ferramentas para escavar buracos e cortas barras de celas.

O ministro da Justiça do Paraguai, Ángel Barchini, acredita que a construção do túnel e o armazenamento das mercadorias foi executado com a ajuda de agentes penitenciários.

Itens apreendidos em operação realizada na quarta-feira (20), no presídio de Tacumbú, em Assunção, no Paraguai — Foto: Ministério da Justiça do Paraguai

A ação também terminou com a transferência de Armando Javier Rotela para o presídio Viñascué, nos arredores de Assunção. Outros 700 detentos foram distribuídos provisoriamente para outras unidades militares.

A polícia encontrou 48 mulheres que viviam clandestinamente com seus companheiros no presídio.

“Rotela vivia com a mulher, que está grávida. Tinha todos os confortos e administrava um pequeno supermercado com todo tipo de mercadoria”, declarou o chefe da operação, delegado Nimio Cardozo.

O presídio Tacumbú registrou vários motins sob a liderança de Rotela. No último deles, em outubro, um detento morreu. A prisão abrigava quase 3 mil presos, o dobro de sua capacidade.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

as-imagens-espetaculares-da-erupcao-de-vulcao-na-islandia

G1 Mundo

As imagens espetaculares da erupção de vulcão na Islândia

Após semanas de intensa atividade sísmica, vulcão entrou em erupção na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia. Vulcão expele lava e fumaça enquanto entra em erupção em Grindavik, Islândia — Foto: EPA-EFE/REX/SHUTTERSTOCK Equipes de pesquisa sobrevoam área de vulcão na Islândia O spa geotérmico Blue Lagoon, nas proximidades do local, foi fechado. Erupção em Grindavik, Islândia — Foto: REUTERS Erupção em Grindavik, Islândia — Foto: REUTERS Erupção em Grindavik, […]

today21 de dezembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%