G1 Santos

Polícia Federal, Receita e Ibama fazem operação conjunta contra o tráfico internacional de drogas no Porto de Santos, SP; VÍDEO

today6 de outubro de 2022 14

Fundo
share close

Ações incluem o patrulhamento por terra, ar e mar do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM/PF) e do Comando de Aviação Operacional (CAOP/PF).



PF, Receita e Ibama se unem contra o tráfico internacional de drogas no Porto de Santos

PF, Receita e Ibama se unem contra o tráfico internacional de drogas no Porto de Santos

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal, a Receita Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ocorre no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O objetivo é combater o tráfico internacional de drogas.

De acordo com a PF, somente neste ano foram apreendidos 15 toneladas de cocaína no cais santista. Devido a isso, foi organizada uma ação conjunta entre os três órgãos que abrangem a fiscalização em terra, ar e mar, com o uso de carros, barcos e helicópteros. Segundo a Polícia Federal, os principais destinos das drogas são os portos da Europa e da África.

Polícia Federal, Receita e Ibama se unem em combate ao tráfico internacional de drogas no Porto de Santos, SP — Foto: Reprodução/ Polícia Federal

O Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM/PF) e o Comando de Aviação Operacional (CAOP/PF) começaram o patrulhamento na última terça-feira (4). As ações seguem até a próxima sexta-feira (7).

Segundo a Polícia Federal, a ação conta com embarcações do NEPOM e do helicóptero AW139 – Caçador 10 do CAOP devem prevenir e reprimir crimes na região portuária, que soma 53 terminais e possui 25 km de extensão de canal.

Polícia e Receita Federal apreendem 683 kg de cocaína no Porto de Santos, SP — Foto: Receita Federal/Divulgação

Nos últimos dois dias, duas grandes apreensões de cocaína foram realizadas no Porto de Santos. Na terça-feira (4), primeiro dia da ação conjunta, foram apreendidos 549 kg da droga, que estava escondida em uma carga de resina. Ela seria destinada ao Porto de Algeciras, na Espanha.

Já na quarta-feira (5), 683 kg de cocaína foram localizadas em uma carga de tripas de bovinos, que somava cerca de 21 toneladas. O destino da droga era o Porto de Le Havre, na França.

De acordo com a Receita Federal, nos dois casos a seleção da carga para averiguar fisicamente o carregamento foi feita por meio de critérios de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Durante o processo, um cão de faro do órgão sinalizou positivamente para a presença de drogas. Ninguém foi preso. Um inquérito policial foi aberto para a investigação.

O Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM/PF) começou o patrulhamento na última terça-feira (4) no Porto de Santos, no litoral de SP. — Foto: Polícia Federal

O Comando de Aviação Operacional (CAOP/PF) começou o patrulhamento na última terça-feira (4) nos arredores do Porto de Santos, no litoral de SP. — Foto: Polícia Federal

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mensagem-aos-38-milhoes-que-nao-votaram,-votaram-nulo-ou-em-branco

Pleno News

Mensagem aos 38 milhões que não votaram, votaram nulo ou em branco

Marco Feliciano - 06/10/2022 15h30 38 milhões de votos deixaram de ser computados Foto: EFE/ Guilherme Dionísio Neste texto, eu procuro a compreensão de 38 milhões de irmãos brasileiros que, por diversos motivos, não foram às urnas; ou ainda anularam seu voto ou votaram em branco, no dia 2, sem sufragar sua escolha de quem vai administrar o país pelos próximos quatro anos. O perigo dessa omissão é a tomada […]

today6 de outubro de 2022 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%