G1 Santos

Policlínicas de Santos terão serviço de telemedicina; veja como funcionará

today8 de novembro de 2023 1

Fundo
share close

As policlínicas de Santos, no litoral de São Paulo, vão atender pacientes usando a telemedicina. A medida foi decretada pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos) e publicada no Diário Oficial do município.

O decreto nº 10.235 regulamenta as ações e serviços de telessaúde, com base na Lei 4.204/23. A partir dele, por exemplo, o profissional de saúde poderá realizar consultas por videoconferência ou de forma assíncrona [quando não acontece em tempo real].

A decisão também viabiliza o monitoramento não presencial dos pacientes, a análise de exames e imagens, emissão de laudos a distância, triagem remota e até interconsulta remota, um suporte assistencial.



Os profissionais da saúde que se envolverem em ações de telessaúde deverão atuar em conformidade com as normas e diretrizes determinadas pelas conselhos profissionais das áreas de atuação.

A prefeitura informou que promoverá a aquisição de equipamentos adequados e a estruturação de uma plataforma tecnológica para viabilizar a medida. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde se compromete a disponibilizar espaço físico adequado com privacidade, banda de comunicação e infraestrutura tecnológica.

Para auditar a qualidade dos serviços prestados, a pasta também deverá instituir um grupo de controladoria interna.

No âmbito assistencial, a telessaúde deverá ser aplicada para dar uma linha de cuidados integrados aos pacientes. O objetivo é garantir a segurança e a qualidade da assistência, prevenção de doenças e agravos, promoção de saúde e acompanhamento domiciliar contínuo.

Dessa maneira, as ações de promoção de saúde para a comunidade podem também ser complementadas com a implantação de Espaços de Ciência de Saúde no Município, incluindo promoção de saúde para idosos.

Ainda segundo a Prefeitura, poderão ser usadas estações parametrizadas – fixas e móveis – para melhorar a qualidade dos atendimentos remotos. As ações de telessaúde poderão servir como área de saúde, residência médica e residência multiprofissional das instituições de ensino de Santos.

O profissional poderá ou não escolher adotar a modalidade de telessaúde, cabendo a ele indicar o atendimento presencial sempre que considerar necessário. O atendimento remoto poderá ser feito após o consentimento do paciente ou representante legal.

O decreto entra em vigor no mês de dezembro, após 30 dias da data de sua publicação, no dia 6 de novembro.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-oferta-52-vagas-de-emprego-nesta-quinta-feira

Prefeitura de Guarujá

PAT Guarujá oferta 52 vagas de emprego nesta quinta-feira

Abaixo, veja as exigências de cada vaga e como concorrer 10 vagas – Azulejista Experiência com comprovação em carteira                 Escolaridade: Não exigido 10 vagas – Pedreiro de Fachada Experiência com comprovação em carteira Escolaridade: Não exigida 10 vagas – Técnico de Enfermagem Experiência: Não exigida Escolaridade: Ensino Médio Completo  Obs: Estar com o COREN Ativo 06 vagas – Marinheiro de Convés Experiência na função Escolaridade: Ensino Médio Completo Obs: ESEP – Curso Especial de Segurança de Embarcação […]

today8 de novembro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%