Prefeitura de Guarujá

Prefeitura inaugura Complexo Regulador Municipal de Saúde nesta sexta-feira

today11 de janeiro de 2024

Fundo
share close

Cerimônia integra as comemorações ao Dia de Santo Amaro, padroeiro de Guarujá, celebrado nesta segunda-feira (15)

A Prefeitura de Guarujá inaugura o Complexo Regulador Municipal de Saúde nesta sexta-feira (12), às 10 horas. A cerimônia integra as comemorações pelo Dia de Santo Amaro, padroeiro de Guarujá, celebrado na segunda-feira (15). Inicialmente, será entregue a primeira fase do Complexo, que promoverá o gerenciamento da regulação dos leitos de urgência e emergência da rede municipal e funcionará em uma sala cedida pelo Hospital Santo Amaro (HSA).

Antes, o serviço funcionava com plantões médicos à distância. Agora, o atendimento ganha mais autonomia, já que a Secretaria Municipal de Saúde utilizará o software cedido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo na gestão dos leitos, o Sistema Siresp, utilizado na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross).

O Complexo Regulador Municipal foi estruturado em três frentes: Regulação Ambulatorial, Regulação Municipal de Urgência e Unidade de Avaliação, Auditoria e Contratualização. O Complexo Regulador será responsável pela articulação de vagas hospitalares no Município e serviços de referência, gerenciamento de consultas e exames especializados na rede municipal de saúde, além da auditoria de contratos de prestadores de serviços.

Por isso, uma equipe formada por médicos reguladores, enfermeiros e funcionários administrativos foi contratada para atuar durante 24 horas, em escala de revezamento. Os profissionais assistem e regulam as vagas na rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), além de auxiliar na avaliação dos casos de transferências para a Rede Hospitalar Municipal e Regional.



A área também consegue cruzar dados para verificar se o paciente possui convênio médico e, dessa forma, realiza a transferência para serviços da rede particular da qual o paciente tenha acesso. Com a implantação do Complexo Regulador, a capacidade de agendamento pela central de vagas da rede será ampliada, otimizando a oferta de consultas e exames especializados.

Dentro da Regulação Ambulatorial haverá a marcação de consultas e exames do Município, como parte dos serviços da Atenção Básica e Especializada. Para que o tempo de espera por atendimento seja reduzido, o número de agendamentos por mês deverá ter um acréscimo de 50% das vagas ofertadas atualmente. Além da ampliação da capacidade de atendimento, foi implantada a priorização dos casos. Todos os encaminhamentos passam nas mãos de médicos reguladores que realizam avaliação de acordo com o quadro clínico registrado na guia, para agendamento mais breve, quando necessário.

Na Unidade de Avaliação, Auditoria e Contratualização, será feito o gerenciamento dos contratos, sistemas, produções e prestação de serviços no SUS. A partir da análise dos contratos, será possível repactuar o número de oferta com prestadores de acordo com a real demanda do Município. No Complexo, também será feita a fiscalização do cumprimento dos serviços estipulados em contrato.

“Esse serviço tem fundamental importância para agilizar o atendimento de quem mais precisa. Através desta iniciativa, estamos readequando processos de trabalho para melhor gerir os recursos que temos. Com isso, conseguimos garantir que os leitos dos nossos hospitais sejam ocupados pelos casos realmente necessários e não por aqueles que podem ter outro tipo de acolhimento e acabam ocupando as vagas daqueles casos mais complexos”, explica o secretário de Saúde de Guarujá.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

dia-de-santo-amaro-tem-programacao-especial-de-missas-em-guaruja

Prefeitura de Guarujá

Dia de Santo Amaro tem programação especial de missas em Guarujá

Igreja Matriz e Capela Santo Amaro farão tríduo, missas e outras ações O Dia de Santo Amaro, Padroeiro de Guarujá, será celebrado nesta segunda-feira (15). Por isso, a Cidade terá programação religiosa especial. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro – Matriz de Guarujá (Praça da Matriz, 1 – Centro) e a Capela Santo Amaro, pertencente à Paróquia São José, (Rua Waldemar Tagari, 316 – Jardim Conceiçãozinha) farão […]

today11 de janeiro de 2024

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%