Prefeitura de Guarujá

Prefeitura promove nova audiência pública sobre Taxa de Preservação Ambiental

today1 de dezembro de 2023 10

Fundo
share close

Segundo encontro também contempla os pedidos da população e está agendado para o próximo dia 11, às 18 horas, na Câmara Municipal

A Prefeitura de Guarujá realiza, no próximo dia 11, às 18 horas, a segunda audiência pública para discutir a Minuta da Lei de criação da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), que visa mitigar os impactos gerados pelo grande número de visitantes. O novo encontro acontece na Câmara Municipal (Avenida Leomil, 291 – Centro). A TPA já é adotada por destinos turísticos, como Fernando de Noronha, Jericoacoara, Bonito, Paraty e Ubatuba.

A iniciativa amplia o esclarecimento sobre o tema e a participação popular, com a oferta de sugestões. A medida do Poder Executivo atende aos pedidos da população na última consulta. Os interessados em participar podem acessar todos os detalhes da proposta previamente, desde a primeira versão do documento até a nova, que já possui considerações da sociedade civil organizada e outros movimentos. Para isso, basta entrar no site da Prefeitura (www.guaruja.sp.gov.br), clicar na aba Meio Ambiente, seguir para os Planos e Lei Municipais e, por fim, selecionar o item 10 (Audiência pública TPA).

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), responsável pela condução do processo, receberá manifestações tanto presenciais, quanto pela internet, até o término da audiência pública. O formulário virtual aberto em https://forms.gle/b5yZGFzteYmT48sG8, é a plataforma disponível.

Conhecendo a TPA



A TPA é exclusiva para veículos de visitantes e isenta moradores de Guarujá, incluindo proprietários de casas de veraneio, além das oito demais cidades da Baixada Santista. O mesmo vale para automóveis de prestadores de serviços gerais e essenciais. A exemplo, não entram na cobrança aqueles que estão a trabalho, abastecendo o comércio local ou de passagem breve (inferior a três horas), ambulâncias, viaturas policiais, transporte público coletivo e carros fúnebres. Na minuta, é possível conferir todas as situações em que há necessidade de cadastramento prévio.

O documento prevê cobranças diárias sobre o ingresso e a permanência de veículos de fora da Região Metropolitana da Baixada Santista por mais de três horas, com valores equivalentes a até 28 Unidades Fiscais do Município (UFMs) vigentes, conforme o meio de transporte. Neste ano, elas custam R$ 4,26 e devem ser reajustadas para R$ 4,45. A proposta será encaminhada à Câmara Municipal.

Câmeras inteligentes

O monitoramento para aplicação da TPA funcionará por meio de sistema de fiscalização eletrônica, a exemplo dos radares. Para isso, a Prefeitura abrirá processo licitatório e contratará uma empresa terceirizada, que será responsável pela instalação de câmeras inteligentes em todas as entradas e saídas de Guarujá, além do Distrito de Vicente de Carvalho. O foco são pontos estratégicos de acesso, como balsas, rodovias e pontes.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

simposio-nacional-do-samba-reune-musicos-e-acoes-gratuitas-em-santos;-veja-a-programacao

G1 Santos

Simpósio Nacional do Samba reúne músicos e ações gratuitas em Santos; veja a programação

Nei Lopes, Douglas Germano e Moacyr Luz vão participar do evento. A programação começa nesta sexta-feira (1º) e segue até o dia 9 de dezembro em Santos. Nei Lopes estará presente no simpósio em roda de samba em Santos (SP), nesta sexta-feira (1º). — Foto: Monica Ramalho O Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, será uma data especial para fãs do ritmo musical em Santos, no litoral […]

today1 de dezembro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%