Prefeitura de Guarujá

Prefeitura traz especialista em Educação de Jovens e Adultos para encontro com professores

today26 de maio de 2022 22

Fundo
share close

Secretaria de Educação (Seduc) convidou o presidente da Andragogia Brasil, Caio Beck

Com o tema: “A Andragogia e suas conexões com a Educação de Jovens e Adultos”, Guarujá recebeu no último dia 23, o presidente da Andragogia Brasil, o andragogo e doutor em educação, Caio Beck. O especialista proferiu palestra na Unaerp (Enseada), onde participaram 80 professores da rede municipal de ensino. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc).

O titular da pasta falou da importância do evento em discutir o que é a Andragogia (educação para adultos), suas necessidades e desafios. “Foi um momento de reflexão bastante positivo para os professores, pois permitiu a discussão de práticas que melhor poderão atender nossos alunos da EJA, que temos na rede municipal”. A cerimônia contou ainda com a participação do secretário adjunto de Gestão de Ensino do Município.

Muito feliz com o convite feito pela Prefeitura de Guarujá, Caio Beck falou da oportunidade em compartilhar saberes e experiências com os educadores. “Foi um encontro incrível, pois tivemos boas trocas. Espero de coração, que Guarujá consiga conectar cada vez mais seus educadores e educandos”, frisou.

O especialista explica que o objetivo central da palestra foi de gerar reflexões nos educadores de EJA, para que conheçam novas possibilidades e caminhos. Na ocasião, ele destacou princípios e práticas andragógicas. “Falamos ainda da importância de valorizar os interesses, as necessidades e as motivações de cada aprendiz, inclusive, em como utilizar isso como um recurso didático”.



Além disso, o presidente da Andragogia Brasil abordou também a necessidade de reconhecer o indivíduo aprendiz como um ser autônomo. “Ele também é tomador de suas próprias decisões em sala de aula e participa do processo de ensino-aprendizagem, quando enxerga uma aplicabilidade, algo que seja útil e esteja relacionado com o seu cotidiano pessoal e/ou profissional”, ponderou.

Na avaliação de Caio Beck, os desafios da EJA de um modo geral passam pela necessidade de compreender mais sobre o comportamento do adulto, do idoso, do jovem, que por diversos motivos deixa a educação formal. Ele acrescenta ainda que a formação dos professores é outro ponto a ser trabalhado. “Existem várias lacunas a serem preenchidas. Falo, neste momento, sobre um conhecimento mais humanista”.

Em Guarujá, EJA passou por reformulação

Em fevereiro deste ano, a Educação de Jovens e Adultos (EJA I e II) de Guarujá foi reformulada com nova proposta curricular, para melhor atender a necessidade dos estudantes. Agora, o currículo está focado em uma formação que reflita sobre mercado de trabalho, saúde, meio ambiente e cultura.

O principal objetivo da Seduc é fazer com que este nível de ensino esteja ainda mais articulado às demandas sociais. A nova proposta, inclusive, foi elaborada com a contribuição e participação efetiva de professores de diversas áreas.

Além disso, na rede municipal a EJA passou a funcionar em dois polos centrais: O primeiro na Escola Municipal Professora Dirce Valério Gracia (Jardim Tejereba), e o outro polo, na E.M. Napoleão Rodrigues Laureano (Jardim Maravilha), em Vicente de Carvalho.

Caio Beck

Educador, palestrante e consultor em andragogia (educação de adultos), com mais de 12 anos de experiência em treinamentos, seminários, workshops e palestras nas seguintes temáticas: Gestão de pessoas, Planejamento Organizacional, Empreendedorismo e Educação de Adultos. Professor e orientador acadêmico em diversas universidades no Brasil. Desde 2014 compartilha suas pesquisas sobre a educação de adultos e desenvolve estudantes, professores, especialistas, mestres e doutores.

Andragogia Brasil

Surgiu em 2014, com o propósito de divulgar as teorias e práticas andragógicas em todo o território nacional. Começou como um blog e hoje é um portal com mais de 35.000 acessos mensais. Compartilham o resultado de estudos e pesquisas realizadas dentro do ambiente acadêmico e empresarial. Referência nacional sobre andragogia, já são mais de mais de 100 teses e trabalhos acadêmicos, assim como em jornais, revistas e artigos sobre a educação de adultos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cubatao-anuncia-fim-do-estado-de-calamidade-publica-em-razao-da-covid-19;-acao-do-ministerio-publico-foi-determinante-para-a-decisao

G1 Santos

Cubatão anuncia fim do estado de calamidade pública em razão da Covid-19; ação do Ministério Público foi determinante para a decisão

Há mais de dois meses a cidade não registra óbitos por coronavírus. Promotoria argumenta que situação está controlada no município. Após decisão da Promotoria de Justiça, Cubatão anuncia fim do estado de calamidade pública por causa da Covid-19 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão Cubatão (SP) decidiu anular o decreto municipal que prorrogava até o final de maio o estado de calamidade pública por conta da Covid-19. No final da última […]

today26 de maio de 2022 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%