Secretaria de Educação (Seduc) convidou o presidente da Andragogia Brasil, Caio Beck
Com o tema: “A Andragogia e suas conexões com a Educação de Jovens e Adultos”, Guarujá recebeu no último dia 23, o presidente da Andragogia Brasil, o andragogo e doutor em educação, Caio Beck. O especialista proferiu palestra na Unaerp (Enseada), onde participaram 80 professores da rede municipal de ensino. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc).
O titular da pasta falou da importância do evento em discutir o que é a Andragogia (educação para adultos), suas necessidades e desafios. “Foi um momento de reflexão bastante positivo para os professores, pois permitiu a discussão de práticas que melhor poderão atender nossos alunos da EJA, que temos na rede municipal”. A cerimônia contou ainda com a participação do secretário adjunto de Gestão de Ensino do Município.
Muito feliz com o convite feito pela Prefeitura de Guarujá, Caio Beck falou da oportunidade em compartilhar saberes e experiências com os educadores. “Foi um encontro incrível, pois tivemos boas trocas. Espero de coração, que Guarujá consiga conectar cada vez mais seus educadores e educandos”, frisou.
O especialista explica que o objetivo central da palestra foi de gerar reflexões nos educadores de EJA, para que conheçam novas possibilidades e caminhos. Na ocasião, ele destacou princípios e práticas andragógicas. “Falamos ainda da importância de valorizar os interesses, as necessidades e as motivações de cada aprendiz, inclusive, em como utilizar isso como um recurso didático”.
Além disso, o presidente da Andragogia Brasil abordou também a necessidade de reconhecer o indivíduo aprendiz como um ser autônomo. “Ele também é tomador de suas próprias decisões em sala de aula e participa do processo de ensino-aprendizagem, quando enxerga uma aplicabilidade, algo que seja útil e esteja relacionado com o seu cotidiano pessoal e/ou profissional”, ponderou.
Na avaliação de Caio Beck, os desafios da EJA de um modo geral passam pela necessidade de compreender mais sobre o comportamento do adulto, do idoso, do jovem, que por diversos motivos deixa a educação formal. Ele acrescenta ainda que a formação dos professores é outro ponto a ser trabalhado. “Existem várias lacunas a serem preenchidas. Falo, neste momento, sobre um conhecimento mais humanista”.
Em Guarujá, EJA passou por reformulação
Em fevereiro deste ano, a Educação de Jovens e Adultos (EJA I e II) de Guarujá foi reformulada com nova proposta curricular, para melhor atender a necessidade dos estudantes. Agora, o currículo está focado em uma formação que reflita sobre mercado de trabalho, saúde, meio ambiente e cultura.
O principal objetivo da Seduc é fazer com que este nível de ensino esteja ainda mais articulado às demandas sociais. A nova proposta, inclusive, foi elaborada com a contribuição e participação efetiva de professores de diversas áreas.
Além disso, na rede municipal a EJA passou a funcionar em dois polos centrais: O primeiro na Escola Municipal Professora Dirce Valério Gracia (Jardim Tejereba), e o outro polo, na E.M. Napoleão Rodrigues Laureano (Jardim Maravilha), em Vicente de Carvalho.
Caio Beck
Educador, palestrante e consultor em andragogia (educação de adultos), com mais de 12 anos de experiência em treinamentos, seminários, workshops e palestras nas seguintes temáticas: Gestão de pessoas, Planejamento Organizacional, Empreendedorismo e Educação de Adultos. Professor e orientador acadêmico em diversas universidades no Brasil. Desde 2014 compartilha suas pesquisas sobre a educação de adultos e desenvolve estudantes, professores, especialistas, mestres e doutores.
Andragogia Brasil
Surgiu em 2014, com o propósito de divulgar as teorias e práticas andragógicas em todo o território nacional. Começou como um blog e hoje é um portal com mais de 35.000 acessos mensais. Compartilham o resultado de estudos e pesquisas realizadas dentro do ambiente acadêmico e empresarial. Referência nacional sobre andragogia, já são mais de mais de 100 teses e trabalhos acadêmicos, assim como em jornais, revistas e artigos sobre a educação de adultos.
Publicar comentários (0)