G1 Mundo

Presidente da Colômbia celebra resgate de crianças: ‘Um presente para a vida’

today10 de junho de 2023 11

Fundo
share close

“É um grande presente para a Colômbia, um presente para a vida, nossos meninos cuidados pela selva”, disse Petro.

“Eu pensei que eles estariam em alguma comunidade indígena isolada, que seriam criados como filhos. Mas não foi assim. Na verdade, eles se defenderam sozinhos, foi o aprendizado de viver na selva que as salvou”.

As crianças são irmãs e fazem parte da comunidade indígena Uitoto. Elas estavam em um voo com outros três adultos que não sobreviveram, incluindo a mãe e o piloto.



Gustavo Petro, presidente da Colômbia — Foto: Reprodução/Presidência da Colômbia

“Eles próprios conseguiram um exemplo de sobrevivência total que ficará para a história. Essas crianças são hoje os filhos da paz”.

Petro exaltou o trabalho conjunto entre militares e indígenas nas buscas. “Foi completamente eficaz, um exemplo do que este tipo de aliança pode ser para o país”, afirmou.

Ele informou ainda que será feita uma avaliação da saúde das crianças. Segundo ele, as orientações médicas estão sendo seguidas para haver uma transição na alimentação e acompanhar o estado de saúde mental dos sobreviventes.

O presidente colombiano afirmou que, se os médicos permitirem, as crianças serão levadas de San José del Guaviare, onde aconteceu o acidente, para a capital Bogotá ou Villavicêncio.

Crianças que sofreram acidente aéreo na Colômbia são encontradas com vida após 40 dias — Foto: Forças Militares da Colômbia/Divulgação

O acidente aconteceu no dia 1º de maio. O voo faria o trajeto entre Caquetá e San José del Guaviare, uma das principais cidades da Amazônia colombiana. Pouco depois da decolagem, o piloto informou haver falhas na aeronave, que desapareceu dos radares logo depois. No início das buscas, os corpos dos três adultos foram encontrados.

Equipes de busca encontraram as primeiras pistas de que as crianças tinham saído pela mata, se afastando do local do acidente. Entre os objetos estavam: fraldas, a tampa de uma mamadeira, tesoura, mamadeira, um maracujá mordido e, a cinco quilômetros da cena do acidente, pegadas de criança.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quem-sao-as-quatro-criancas-resgatadas-com-vida-40-dias-apos-queda-de-aviao-na-colombia

G1 Mundo

Quem são as quatro crianças resgatadas com vida 40 dias após queda de avião na Colômbia

As quatro crianças desaparecidas são irmãs e pertencem a comunidade indígena Uitoto. Elas estavam no voo com a mãe, Magdalena Mucutuy, que foi encontrada morta. Os nomes são: Lesly Mucutuy, de 13 anos;Soleiny Mucutuy, de 9 anos;Tien Mucutuy, de 4 anos eCristin Mucutuy, que completou 1 ano enquanto ainda estava perdida na mata. "Uma alegria para todo o país! As 4 crianças que se perderam há 40 dias na selva […]

today10 de junho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%