G1 Mundo

Presidente do México chama titular do órgão eleitoral do país de racista e farsante

today31 de janeiro de 2023 11

Fundo
share close

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta segunda-feira (30) que o titular do Instituto Nacional Eleitoral (INE), Lorenzo Córdova, é um racista e um farsante.

O governo do México está em disputa com a autoridade eleitoral do país (veja mais abaixo).

“É um servidor público, do meu ponto de vista, sem princípios, sem ideais, um farsante”, afirmou o presidente em uma entrevista coletiva.



Córdova “também demonstra que os graus e os títulos não são sinônimos de cultura, porque ele tem doutorado e é um racista”, afirmou López Obrador.

A acusação de racismo se refere a uma gravação de 2015 em que Córdova ridiculariza a forma de se comunicar de um homem indígena.

Disputa entre governo e órgão eleitoral

Tanto Córdova quanto outros membros do INE criticaram uma reforma eleitoral que o Congresso – dominado pelos governistas – aprovou em dezembro, que reduz o orçamento e a estrutura do órgão eleitoral.

Os funcionários alegam que se a reforma for aplicada, a realização de eleições confiáveis e transparentes estará em risco.

Espera-se que o INE e os partidos de oposição impugnem a norma perante a Suprema Corte do país.

No domingo, durante a apresentação de um livro que escreveu junto com Ciro Murayama, também integrante do INE, Córdova chamou os cidadãos a promoverem proteções contra a reforma eleitoral impulsionada pelo governo de López Obrador.

López Obrador rejeitou essas críticas, argumentando que o INE é ostentoso e apoiou fraudes eleitorais anteriormente.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

de-20-mil-chamados-do-samu-em-2022,-mais-de-2-mil-foram-trote-em-guaruja

Prefeitura de Guarujá

De 20 mil chamados do Samu em 2022, mais de 2 mil foram trote em Guarujá

Equipe, que é focada em atender urgências e emergências, pede a colaboração da população principalmente durante a temporada, quando mais do que dobra a quantidade de atendimentos Só em 2022, o número de trotes recebidos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em Guarujá, foi o equivalente a mais de um mês de atendimentos: dos 20 mil chamados no ano, 2.200 (11%) não foram para alguma situação de urgência […]

today31 de janeiro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%