G1 Mundo

Primeira remessa de tanques deve entregar de 120 a 140 veículos para a Ucrânia, diz chanceler

today31 de janeiro de 2023 11

Fundo
share close

Envios vindos de diversos países da Otan ainda não tem datas determinadas, mas são esperança ucraniana para avançar suas linhas no leste do país.


Ministro das relações exteriores da Ucrânia, Dmitro Kuleba, durante pronunciamento em 31 de janeiro de 2023 — Foto: Reprodução via REUTERS



A Ucrânia receberá de 120 a 140 tanques na “primeira onda” de entregas feita por uma coalizão de 12 países, disse o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, nesta terça-feira (31).

Kyiv garantiu que o Ocidente fez promessas para fornecer neste mês os principais tanques de batalha com a finalidade de ajudar a impedir a invasão em grande escala da Rússia, com Moscou fazendo enormes esforços para fazer avanços incrementais no leste da Ucrânia.

“A coalizão de tanques agora tem 12 membros. Posso observar que na primeira onda de contribuições, as forças armadas ucranianas receberão entre 120 e 140 tanques de modelo ocidental”, disse Kuleba durante um briefing online.

Tanque de batalha Leopard 2 durante treinamento em Munster, na Alemanha em 25 de setembro de 2023 — Foto: Philipp Schulze/dpa via AP

O chanceler ucraniano disse que Kiev está trabalhando nos bastidores para conquistar mais países para fornecer tanques no que as autoridades dizem ser um momento crítico da guerra.

“… Continuamos a trabalhar tanto para expandir o número de membros da coalizão de tanques quanto para aumentar as contribuições dos já comprometidos”, disse ele.

Edificação destruída por mísseis russos perto de Kiev, na Ucrânia, em 26 de janeiro de 2023 — Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters

Kyiv planeja lançar uma grande contra-ofensiva para recuperar faixas de território tomadas pela Rússia no sul e no leste do país.

Os Estados Unidos disseram a Kiev para adiar esses planos até que a assistência militar ocidental chegue à Ucrânia.

A Ucrânia também está preocupada que a Rússia possa lançar sua própria grande ofensiva nas próximas semanas ou meses.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

papa-francisco-inicia-quinta-viagem-ao-continente-africano

G1 Mundo

Papa Francisco inicia quinta viagem ao continente africano

O avião com o pontífice decolou de Roma às 8h28 (4h28 de Brasília) e deve pousar às 15h00 (11h00 de Brasília) no aeroporto de Kinshasa, a capital do maior país católico do continente. Papa Francisco sendo empurrado para dentro do avião que o levará até a República Democrática do Congo em 31 de janeiro de 2022 — Foto: Alessandra Tarantino/AP Inicialmente prevista para julho de 2022, a visita foi adiada […]

today31 de janeiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%