Quando a ideologia prevalece sobre a Bíblia, surgem frases e pensamentos equivocados como, a afirmação de que o hino Alvo Mais que a Neve é usado como instrumento de perpetuação do racismo.
Na verdade, os que afirmam isso contribuem com os pressupostos esquerdistas que visam dividir a população como um todo. Nessa perspectiva, incute-se na Igreja a ideia de que na família da fé, homens e mulheres encontram-se polarizados em virtude do racismo.
Ora, claro que o racismo é um problema que precisa ser combatido; contudo, na sociedade civil, a Igreja de Cristo, composta por pessoas regeneradas pelo Espírito Santo, é o lugar em que pretos e brancos vivem unidos para a glória de Deus.
Na verdade, a doutrina da união em Cristo traz o ensino de que no batismo, todos os regenerados pelo Espírito de Deus e justificados por Cristo estão unidos de forma igual a Cristo.
Entretanto, lamentavelmente existem alguns que pensam de forma diferente, cometendo o erro em dizer aquilo que a Bíblia não diz, ou mesmo a ensinar o que Palavra de Deus não ensina.
Ora, a canção a supra mencionada, de composição de Eden Reeder, no século 19, não foi composta numa perspectiva racista e que visava a imposição de uma supremacia branca. Longe disso. A música teve como inspiração um texto bíblico: “Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei” (Salmos 51:7).
Portanto, afirmar que esse texto aponta para um tipo de hegemonia branca é mais do que ideologizar a fé; é, na verdade, distorcer a ortodoxia, aplicando ao autor da canção e ao texto sagrado uma visão liberal, profana e que não coaduna com as Escrituras. Até porque, a Palavra de Deus, em hipótese alguma, defende o racismo.
Por fim, concluo que atribuir a Bíblia um viés ideológico além de ser um grave erro hermenêutico é uma tentativa de produzir narrativas desconstrucionistas cujo o objetivo final e pôr em xeque a inerrância das Escrituras.
Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 32 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É membro dos conselhos do TGC Brasil e IBDR.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
Pleno News.
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Unidade está localizada à Avenida Ayrton Senna da Silva, 1.511, no bairro Xixová. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. PAT Praia Grande oferece 55 vagas de emprego — Foto: Prefeitura de Praia Grande O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Praia Grande, no litoral de São Paulo, tem 55 vagas de empregos disponíveis. A unidade, localizada à Avenida Ayrton Senna da Silva, 1.511, […]
Publicar comentários (0)