Pleno News

Quando a ideologia prevalece sobre a Bíblia

today14 de dezembro de 2022 36

Fundo
share close

Renato Vargens
14/12/2022 17h45

Kleber Lucas falou que o hino Alvo Mais que a Neve tem “ideia de embranquecimento” Foto: YouTube

Quando a ideologia prevalece sobre a Bíblia, surgem frases e pensamentos equivocados como, a afirmação de que o hino Alvo Mais que a Neve é usado como instrumento de perpetuação do racismo.

Na verdade, os que afirmam isso contribuem com os pressupostos esquerdistas que visam dividir a população como um todo. Nessa perspectiva, incute-se na Igreja a ideia de que na família da fé, homens e mulheres encontram-se polarizados em virtude do racismo.

Ora, claro que o racismo é um problema que precisa ser combatido; contudo, na sociedade civil, a Igreja de Cristo, composta por pessoas regeneradas pelo Espírito Santo, é o lugar em que pretos e brancos vivem unidos para a glória de Deus.

Na verdade, a doutrina da união em Cristo traz o ensino de que no batismo, todos os regenerados pelo Espírito de Deus e justificados por Cristo estão unidos de forma igual a Cristo.



Entretanto, lamentavelmente existem alguns que pensam de forma diferente, cometendo o erro em dizer aquilo que a Bíblia não diz, ou mesmo a ensinar o que Palavra de Deus não ensina.

Ora, a canção a supra mencionada, de composição de Eden Reeder, no século 19, não foi composta numa perspectiva racista e que visava a imposição de uma supremacia branca. Longe disso. A música teve como inspiração um texto bíblico: “Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei” (Salmos 51:7).

Portanto, afirmar que esse texto aponta para um tipo de hegemonia branca é mais do que ideologizar a fé; é, na verdade, distorcer a ortodoxia, aplicando ao autor da canção e ao texto sagrado uma visão liberal, profana e que não coaduna com as Escrituras. Até porque, a Palavra de Deus, em hipótese alguma, defende o racismo.

Por fim, concluo que atribuir a Bíblia um viés ideológico além de ser um grave erro hermenêutico é uma tentativa de produzir narrativas desconstrucionistas cujo o objetivo final e pôr em xeque a inerrância das Escrituras.

Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 32 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É membro dos conselhos do TGC Brasil e IBDR.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Siga-nos nas nossas redes!

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Pleno News.

Por: Renato Vargens

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-praia-grande-oferece-55-vagas-de-emprego

G1 Santos

PAT Praia Grande oferece 55 vagas de emprego

Unidade está localizada à Avenida Ayrton Senna da Silva, 1.511, no bairro Xixová. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. PAT Praia Grande oferece 55 vagas de emprego — Foto: Prefeitura de Praia Grande O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Praia Grande, no litoral de São Paulo, tem 55 vagas de empregos disponíveis. A unidade, localizada à Avenida Ayrton Senna da Silva, 1.511, […]

today14 de dezembro de 2022 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%