G1 Mundo

Quem é homem preso pelo FBI acusado de vazar documentos secretos

today14 de abril de 2023 10

Fundo
share close

Jack Teixeira, 21 anos, seria o líder de um grupo de jogos online onde os arquivos vazaram.

Os documentos revelaram informações sensíveis sobre a guerra na Ucrânia e sobre outros países.

Imagens aéreas capturaram policiais fazendo uma prisão na casa da família de Teixeira nesta quinta. A prisão aconteceu em Dighton, uma cidade de 8.000 habitantes a cerca de uma hora de Boston.



Vídeos mostram um jovem, que acredita-se ser Teixeira, caminhando de costas em direção a policiais armados do FBI (a polícia federal americana) com as mãos levantadas, antes de ser algemado e conduzido a uma viatura.

O FBI disse em um comunicado que a prisão ocorreu “sem incidentes” e que os agentes continuam fazendo investigações dentro da casa de Teixeira.

Segundo verificou a BBC, o primeiro vazamento de documentos restritos foram postados em 1º de março na plataforma Discord, popular entre jogadores online. E então, esses arquivos foram reproduzidos em vários fóruns.

Suspeito de vazar documentos do Pentágono é preso pelo FBI

Suspeito de vazar documentos do Pentágono é preso pelo FBI

O site de jornalismo investigativo Bellingcat encontrou vazamentos datados de janeiro ou até antes.

Os arquivos ficaram por algum tempo desapercebidos, até chegarem às redes sociais no início de abril e depois ao governo americano e à imprensa tradicional.

Um porta-voz do Departamento de Defesa disse que o Pentágono continua trabalhando para “entender o escopo, a escala e o impacto desses vazamentos”.

Na quarta-feira (12), o jornal Washington Post publicou uma entrevista com um dos participantes da sala de bate-papo onde os documentos apareceram inicialmente.

Ele descreveu o autor do vazamento como um jovem carismático e entusiasta de armas de 20 e poucos anos que trabalhava em uma base militar não identificada.

O jornal informou que o autor do vazamento era o líder de uma sala de bate-papo do Discord, no qual cerca de 20 membros de vários países trocavam “memes, piadas e ofensas e jogavam conversa fora”, além de orar e assistir a filmes juntos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

entenda-como-a-russia-quer-facilitar-a-convocacao-militar

G1 Mundo

Entenda como a Rússia quer facilitar a convocação militar

Uma notificação digital será considerada entregue assim que ela entrar na conta do cidadão no portal de serviços estatais Gosuslugi. Já a convocação em papel pelo correio passará a ser enviada sempre como carta registrada e será considerada entregue mesmo que o destinatário se recuse a recebê-la. Será criado ainda um registro para recrutas alimentado com dados de agências estatais. Os comissariados militares também poderão registrar os recrutas na reserva […]

today14 de abril de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%