G1 Mundo

Sánchez luta para frear a guinada conservadora na Espanha

today22 de julho de 2023 3

Fundo
share close

A Espanha se vê diante do risco de ter um partido de extrema direita como parceiro no governo, pela primeira vez desde a redemocratização do país, há quase meio século. Tudo indica que para obter a maioria no Parlamento, o Partido Popular, que está à frente dos socialistas nas pesquisas de opinião sobre as eleições deste domingo, se aliaria naturalmente ao Vox — legenda nacionalista, eurocética e contrária à imigração, ao combate às mudanças climáticas e à igualdade de gênero.

É na ameaça de concretização desta dobradinha partidária que o atual premiê socialista, Pedro Sánchez, concentrou a sua campanha. Diante da derrota nas eleições regionais, em maio passado, ele se arriscou a antecipar um novo pleito, para unificar a esquerda e tentar se manter, após quatro anos, no poder.

O jogo ainda não está perdido para Sánchez, cinco pontos atrás do líder do PP, Alberto Núñez Feijóo. Os dois dependem de aliança partidária para formar governo. O Sumar — coligação de 15 partidos mais à esquerda do PSOE — ganhou protagonismo na reta final e disputa com o Vox o terceiro lugar.



É comandado pela popular vice-presidente espanhola e atual ministra do Trabalho, Yolanda Díaz, com quem Sánchez conta para alcançar o número mágico: as 176 cadeiras que asseguram a maioria parlamentar. No debate final da campanha, ela deixou clara a aproximação com o atual premiê e a disposição para um acordo, mas à sua maneira, insistindo na redução da jornada de trabalho e em melhorias nos salários.

O crescimento do Sumar nas pesquisas é a esperança do PSOE para manter-se no governo e compensar a desvantagem em relação ao PP. Tanto que Sánchez deixou Yolanda Díaz assumir o protagonismo no debate, e ela soube retribuir: “Pedimos o voto em Sumar porque é a força decisiva para termos um governo de coalizão progressista. Vou governar com Pedro Sánchez” , atestou. Ao que o cauteloso premiê recrutou: “Sim, mas temos que manter os pés no chão.”

O objetivo de ambos é minar a presença do Vox nas decisões políticas. A ascensão do partido ao Executivo ameaça revogar, como antecipou seu líder, Santiago Abascal, uma série de conquistas do governo socialista, que apoiou o combate à violência de gênero, com leis contra o estupro e que flexibilizaram também as restrições ao aborto e à mudança de sexo.

À frente nas pesquisas, Feijóo pulou fora do último debate. Sua ausência foi encarada como instinto de preservação e receio de ter que aparecer, na reta final, junto a Abascal. Faz sentido. Uma pesquisa realizada há dez dias pelo Instituto Ipsos e divulgada pelo jornal “La Vanguardia” revelou que mais de 60% dos entrevistados se preocupam com a possibilidade de o Vox dividir o poder com o PP e gerar o governo mais conservador desde a morte do ditador Francisco Franco.

A campanha demonstrou a importância dos extremos. Tanto Sanchez quanto Feijóo não se cacifam sozinhos. Ambos estão dependentes de Abascal e Diáz para governar.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

voce-viu?-concursos,-cidades-mais-violentas,-estreia-de-barbie-e-‘attenzione-pickpocket’

G1 Mundo

Você viu? Concursos, cidades mais violentas, estreia de Barbie e ‘attenzione pickpocket’

Candidato fazendo prova do Encceja em Alagoas — Foto: Thiago Ataíde "É difícil dizer qual área está mais carente de pessoas hoje no serviço público federal, porque realmente houve uma redução muito, muito grande de quantitativo para além do que seria razoável diante de uma modernização e de uma transformação digital", disse a ministra. O governo federal autorizou a realização de concursos públicos para mais de 8 mil vagas Segundo […]

today22 de julho de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%