G1 Mundo

Sandra Day O’Connor, primeira mulher a chegar à Suprema Corte dos EUA, morre aos 93

today1 de dezembro de 2023 2

Fundo
share close

Sandra chegou a ser considerada a mulher mais poderosa dos EUA nos anos 1980. Ela ficou quase 25 anos no tribunal superior.


Sandra Day O’Connor, a primeira mulher da Suprema Corte dos EUA — Foto: Brendan Smialowski/AFP



Sandra Day O’Connor, a primeira mulher que fez parte da Suprema Corte dos Estados Unidos, morreu nesta sexta-feira (1º) aos 93 anos, segundo um anúncio oficial.

Ela foi nomeada para a Suprema Corte em 1981 pelo então presidente republicano Ronald Reagan (1981-1989).

Sandra chegou a ser considerada a mulher mais poderosa dos EUA nos anos 1980. Ela ficou quase 25 anos no tribunal superior. “O poder que exerço no tribunal depende do poder dos meus argumentos, não do meu gênero”, afirmou ela em uma palestra na Universidade de Washington em 1990.

Quando Reagan a escolheu para atuar na Suprema Corte, os políticos mais conservadores dos EUA criticaram a suposta falta de experiência judicial a nível federal dela, e queriam demonstrações mais explícitas de qual era a opinião dela sobre o aborto.

O’Connor acabou sendo um voto independente na Corte, ora votava com os conservadores ora com os liberais em diversas questões-chave.

Ela renunciou em 2006. Sua morte ocorre após anos de convivência com a demência que a levou a se retirar da vida pública em 2018. A júiza morreu em sua casa na cidade de Phoenix, no estado do Arizona, informou a Suprema Corte em um comunicado. Ela sofria de demência avançada, provavelmente Alzheimer, e uma doença respiratória.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

congresso-dos-eua-cassa-mandato-de-george-santos;-‘que-esse-lugar-va-para-o-inferno’,-reage-o-politico-filho-de-brasileiros

G1 Mundo

Congresso dos EUA cassa mandato de George Santos; ‘que esse lugar vá para o inferno’, reage o político filho de brasileiros

Santos, que responde a 23 acusações na Justiça dos Estados Unidos, se tornou assim o sexto deputado na história dos EUA a ser expulso da Câmara. Antes de George Santos, o último deputado que teve o mandato cassado foi James Traficant, de Ohio, em 2002. Depois da cassação, um jornalista perguntou a Santos se ele tem planos para visitar a Câmara como ex-congressista, e ele respondeu: "Por que eu iria […]

today1 de dezembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%