G1 Santos

Santos diz que prefeito foi ‘espontâneo’ em discurso que irritou gestor e o fez deixar evento com Alckmin e Tarcísio

today7 de julho de 2023 4

Fundo
share close

“A nossa UPA, prefeito Kayo, atende mais de 50% da população de São Vicente”, afirmou Rogério Santos durante o evento na cidade vizinha.

O dado percentual de 35% de moradores de São Vicente atendidos e internados na UPA da Zona Noroeste foi informado, em nota, pela Prefeitura de Santos. O município leva em conta o atendimento de santistas e moradores de cidades vizinhas. A administração da cidade, no entanto, não informou dados das outras duas UPAs na cidade [Central e Leste], que ficam mais distantes de São Vicente.

Questionada sobre a diferença entre os números enviados em nota e o discurso de Rogério Santos, a prefeitura alegou que a frase dita pelo político fez “parte de um discurso espontâneo” (confira o posicionamento completo mais adiante).



Kayo Amado deixou palco durante discurso do prefeito de Santos e foi consolado por Tarcísio de Freitas ao retornar. — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

Conforme informado pela administração municipal, Santos tem 418.608 habitantes, de acordo com os últimos dados do Censo IBGE (2022).

A prefeitura pontuou que, ao todo, a cidade tem 72 unidades assistenciais de saúde que atendem a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Deste total, cinco unidades podem atender moradores de outras cidades (porta aberta SUS): as três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as duas maternidades (Complexo Hospitalar dos Estivadores e Maternidade Silvério Fontes).

A rede hospitalar do município, ou seja, hospitais municipais e leitos conveniados com hospitais beneficentes (Santa Casa e Beneficência Portuguesa), também atende moradores de outras cidades que tenham passado pelo primeiro atendimento em uma das três UPAs municipais e foram transferidos para leitos hospitalares custeados pela Prefeitura de Santos.

A administração municipal ressaltou que, de janeiro a junho deste ano, a UPA Zona Noroeste atendeu e encaminhou para internações em leitos da cidade 431 pessoas que se autodeclararam moradores de outros municípios. Destes, 318 se identificaram como residentes em São Vicente.

“Os moradores de São Vicente equivalem a 73,7% das internações de pessoas de outras cidades [sem levar em consideração os munícipes de Santos] atendidas na UPA Zona Noroeste”, complementou, em nota.

Sobre o levantamento de janeiro a junho deste ano que aponta que 35% dos pacientes internados em leitos municipais de Santos se autodeclararam moradores de São Vicente, a prefeitura ressaltou que “não é pedido comprovante de residência para o atendimento nas UPAs”.

A Secretaria de Saúde de Santos, por fim, destacou que as duas cidades trabalham em parceria, sendo que um número expressivo dos atendimentos na UPA Zona Noroeste é originário da cidade vizinha, como consta no levantamento.

Prefeitura, sobre o discurso

“Destacamos que a frase fez parte de um discurso espontâneo, cujo objetivo já foi mencionado na nota anterior [descrita acima]. O termo ‘população’ não foi uma referência à população geral de São Vicente, mas sim às pessoas atendidas na UPA Zona Noroeste”, declarou a prefeitura.

O município reafirmou a própria posição metropolitana na atenção em Saúde e enfatizou que “praticamente a metade dos atendimentos realizados na UPA da Zona Noroeste (49%), seguidos de internação no sistema municipal, corresponde a pessoas de outras cidades”.

Kayo Amado abandona palco de cerimônia durante discurso de Rogério Santos

Kayo Amado abandona palco de cerimônia durante discurso de Rogério Santos

A cerimônia marcou a entrega das chaves das unidades do Conjunto Habitacional Tancredo Neves III, em São Vicente, para 640 famílias que vivem em áreas de risco em Santos.

Em meio às celebrações, Kayo Amado citou no discurso a diferença de investimentos que São Vicente recebe em relação à cidade vizinha. Em seguida, em posse do microfone, Rogério Santos respondeu.

“A nossa UPA, prefeito Kayo, atende mais de 50% da população de São Vicente”, afirmou o prefeito de Santos durante evento na cidade vizinha.

Após deixar o palco Kayo Amado afirmou “não ter atritos com ninguém”, mas ressaltou que algumas palavras ditas por Rogério Santos o “machucaram”.

“Não acho que seja correto você virar e, de um jeito bonito, falar que paga a saúde da minha cidade, porque não é verdade. Você recebe do estado para pagar a saúde da região”, afirmou Amado. “Não tenho briga com ninguém, mas, pela minha cidade, brigo com quem for”.

Rogério Santos, por sua vez, exaltou a relação com Kayo Amado. “Sempre muito receptivo. Tivemos várias reuniões entre equipes, desde o começo tanto do meu mandato quanto do dele”, disse o prefeito. “Santos nasce da cidade de São Vicente. A gente já divide muitos serviços em comum, principalmente na área da Saúde […]. É esse o sentimento de metropolização”.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

motorista-de-app-que-fez-passageira-pular-de-carro-ao-falar-que-a-levaria-a-‘lugar-bonito-para-chorar’-nega-maldade

G1 Santos

Motorista de app que fez passageira pular de carro ao falar que a levaria a ‘lugar bonito para chorar’ nega maldade

O motorista de aplicativo que mudou de rota e motivou uma passageira de 21 anos pular do carro em movimento após dizer que a levaria "em um lugar bonito para chorar melhor" em Itanhaém, no litoral de São Paulo, confirmou à polícia a história, mas negou que tenha falado em tom maldoso. Ao g1, nesta sexta-feira (7), a titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade, Damiana Shibata […]

today7 de julho de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%