G1 Santos

Santos sanciona lei que promove iniciativas contra racismo dentro das escolas

today4 de dezembro de 2023 7

Fundo
share close

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, sancionou a lei que promove iniciativas para uma infância livre de racismo no ambiente escolar. Publicada no Diário Oficial (DO) nesta segunda-feira (4), a lei nº 4.400/2023 institui o programa “Santos por uma infância sem racismo”.

O Projeto de Lei Nº 29/2022, de autoria do vereador Chico Nogueira (PT), e sancionado pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos) visa promover o contato das crianças com a cultura de diferentes povos, educar para o respeito às diferenças e fomentar a cultura de não julgar o outro pela cor da pele.

Materiais institucionais que explicitam o porquê de o racismo ser considerado crime deverão ser reproduzidos às crianças. O Conselho Tutelar e outras entidades devem participar da construção de uma ‘rede de acolhimento’ e proteção às vítimas de racismo no ambiente escolar.



Com a sanção, o poder público também fica autorizado a firmar parcerias com instituições públicas e privadas para a implementação do programa.

Na justificativa da proposta, o vereador Chico Nogueira afirmou que “desconstruir o racismo é tarefa de toda a sociedade, mas cabe aos poderes Legislativo e Executivo propor e executar leis visando exterminar essa herança do colonialismo que, ainda hoje, tira a vida de milhares de brasileiras e brasileiros”.

Ele defendeu que há diferenças de oportunidades de acesso entre a população negra e a população branca no país, que coloca o povo negro brasileiro como maioria entre os indivíduos sem educação, saúde, moradia, “desempregados, encarcerados, miseráveis”.

As crianças, por sua vez, sofrem ainda no ventre as primeiras manifestações do racismo. Tendo isso em vista, há a necessidade de ensiná-las que ter tamanhos, cabelos e cores de peles diferentes é algo a ser valorizado, e não motivo de vergonha. Ele afirmou que a temática das relações étnico-raciais deve integrar o planejamento do ano letivo.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ponto-de-onibus-cai-sobre-a-cabeca-de-mulher-no-litoral-de-sp-e-vitima-e-hospitalizada;-video

G1 Santos

Ponto de ônibus cai sobre a cabeça de mulher no litoral de SP e vítima é hospitalizada; VÍDEO

Passageira aguardava o coletivo na Praça do Povo, em Guarujá (SP), quando a estrutura cedeu. Ponto de ônibus cai sobre a cabeça de mulher no litoral de SP e vítima é hospitalizada Um ponto de ônibus caiu sobre a cabeça de uma mulher em Guarujá, no litoral de São Paulo. Um vídeo obtido pelo g1, nesta segunda-feira (4), mostra a vítima caída no chão enquanto espera por socorro. Ela foi […]

today4 de dezembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%