G1 Santos

Santos, SP, inicia mutirões de verão contra o Aedes aegypti; confira os bairros contemplados

today2 de janeiro de 2024

Fundo
share close

A Prefeitura de Santos inicia, nesta quarta-feira (3), os mutirões de verão contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e outras doenças. A iniciativa reunirá 70 agentes de combate a endemias, às 9h, na Fonte do Sapo, no bairro Aparecida.

A empresa Terracom atuará em parceria com a Secretaria da Saúde, disponibilizando uma equipe de 25 agentes e um caminhão para a retirada de materiais com potencial para gerar criadouros do mosquito.

Ao longo do mês de janeiro, a pasta fará cinco mutirões de verão, às quartas-feiras, incluindo também os bairros José Menino, Boqueirão e Embaré – em duas ocasiões. Caso haja pendências, haverá retornos aos sábados.



Segundo a administração municipal, o objetivo da medida é atingir os bairros mais movimentados nesta época do ano, fazendo a vistoria nos imóveis da população flutuante. No verão, o clima quente e úmido típico da estação torna favorável a procriação do Aedes aegypti. A alta circulação de pessoas também acende um alerta à saúde.

Conforme os mutirões feitos em 2023, foram eliminados 2.711 focos com larvas do mosquito. No ano passado, houve 466 casos de dengue e outros 43 de chikungunya confirmados na cidade.

O mosquito transmissor da dengue precisa de água parada para depositar os ovos, então é importante evitar qualquer recipiente capaz de acumular água, em casa ou nos quintais.

Outro ponto de atenção são os terrenos baldios, que devem permanecer limpos. A Prefeitura de Santos orienta lavar e tampar caixas ou tambores d’água pelo menos uma vez por semana, lembrando também de observar calhas, trocar a água dos animais domésticos e limpar e colocar telas nos ralos.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

volta-do-reveillon-congestiona-as-rodovias-que-ligam-o-litoral-a-capital-paulista

G1 Santos

Volta do Réveillon congestiona as rodovias que ligam o litoral a capital paulista

O motorista que aproveitou o Réveillon no litoral de São Paulo enfrenta congestionamento, na manhã desta terça-feira (2), no retorno para casa. Há pontos parados nas rodovias dos Imigrantes, Anchieta, Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni por alto fluxo de veículos. Segundo a última atualização da Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), às 12h, a Imigrantes tem congestionamento sentido capital dos km 70 ao 58. O […]

today2 de janeiro de 2024

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%