G1 Santos

Santos, SP, reformará Castelinho para abrigar o novo Centro de Lutas; entenda

today4 de junho de 2024 4

Fundo
share close

Os lutadores de Santos, no litoral de São Paulo, terão um novo espaço de referência para praticar judô, taekwondo, caratê, luta olímpica (wrestling), boxe e jiu-jitsu. O novo Centro de Lutas vai ocupar um bloco do Centro de Atividades Integradas do Município (Cais) conhecido popularmente como “Castelinho”.

O investimento para obras é de R$ 1.595.772,06, com recursos do Governo Federal, por intermédio do Ministério dos Esportes. Os serviços são executados pela JEA Construtora e Incorporadora.

O edifício no bairro Vila Mathias está sendo reformado pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) para abrigar um espaço exclusivo com toda a infraestrutura que as modalidades necessitam. A previsão é que 800 pessoas sejam atendidas no local, entre atletas de alto rendimento e em iniciação.



De acordo com a prefeitura, o Castelinho será preparado para receber as atividades de lutas como judô, luta olímpica e boxe em áreas adequadas no pavimento térreo. Além disso, está prevista a criação de espaços de apoio às atividades esportivas como a sala multiuso, de fisioterapia, vestiários e sanitários acessíveis.

No pavimento superior ficará o espaço do caratê, com sanitários e vestiários de apoio (acessíveis), além das áreas administrativas e técnicas. Para permitir o acesso seguro entre os pavimentos, haverá duas escadas bem distribuídas, itens de acessibilidade como piso podotátil e corrimãos, além de um elevador.

Restauração e modernização

A reforma no prédio histórico envolve restauração e modernização das instalações com o recente Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), novas instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia e lógica. O saguão de entrada foi projetado para contemplar também uma área de exposição.

Segundo a prefeitura, a obra já começou com serviços de limpeza e demolições. “Assim que concluirmos as demolições e limpezas, iniciaremos as instalações hidráulicas e a limpeza e restauração da fachada, pois trata-se de uma construção histórica com proteção pelo Condepasa, onde foram aprovados os projetos para a reforma do local“, disse a engenheira da Seobe, Bruna Carla Cerri Cunha, em nota publicada pela prefeitura.

Ao entrar em atividade, a gestão do espaço ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes (Semes). Segundo o secretário Gelasio Fernandes, o Centro de Lutas será utilizado para formação de atletas, mas também para aqueles de alto rendimento da Fundação Pró-Esportes de Santos (Fupes).

O local contará com aulas gratuitas para a população santista. “Nós estamos trabalhando para atender, inicialmente, 800 atletas. Será realmente um equipamento público inédito na Baixada Santista, que vai ter um papel importante para fomentar ainda mais o esporte”, disse o secretário.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video-mostra-carro-sendo-atingido-e-arrastado-por-‘onda’-causada-por-caminhao-em-enchente-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Vídeo mostra carro sendo atingido e arrastado por ‘onda’ causada por caminhão em enchente no litoral de SP

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, em Santos foi registrado um volume de chuva de 118 mm nas últimas 24h. Os canais da cidade transbordaram e diversas ruas alagaram, deixando parte da população ilhada. Uma moradora, que preferiu não se identificar, flagrou o momento em que um carro foi atingido por uma 'onda' causada pela passagem de um caminhão na Avenida Eleonor Roosevelt, no bairro […]

today4 de junho de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%