G1 Mundo

Suprema Corte do Peru valida perdão de Alberto Fujimori

today30 de novembro de 2023 3

Fundo
share close

Fujimori já recebeu um perdão da Justiça do país, mas a decisão havia sido anulada. Agora, a decisão volta a valer.


Imagem sem data do ex-presidente peruano Alberto Fujimori — Foto: AFP



O Tribunal Constitucional do Peru restabeleceu o perdão do ex-presidente Alberto Fujimori, um benefício que havia sido anulado anteriormente após a rejeição de grupos de direitos humanos, disse seu presidente, Francisco Morales, nesta quarta-feira.

Fujimori, de 85 anos, está cumprindo uma sentença de 25 anos de prisão por abusos de direitos humanos e corrupção.

“Alberto Fujimori deve ser libertado de acordo com a decisão do Tribunal Constitucional”, disse Morales em uma entrevista à estação de rádio local RPP, referindo-se a uma decisão recente da mais alta corte.

O ex-presidente foi condenado como autor direto do massacre de 25 pessoas nos casos Barrios Altos, em 1991, e Universidade La Cantuta, em 1992, quando seu governo lutava contra os guerrilheiros de esquerda do Sendero Luminoso.

Fujimori, que governou o Peru entre 1990 e 2000, é uma figura altamente polarizadora. Seu legado político continua vivo no partido de direita Força Popular, de sua filha Keiko, que perdeu uma eleição presidencial apertada em 2021 para o ex-presidente Pedro Castillo, que acabou sofrendo impeachment.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos-amplia-testes-rapidos-para-sifilis-e-hiv;-confira-os-locais

G1 Santos

Santos amplia testes rápidos para sífilis e HIV; confira os locais

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, vai começar a campanha 'Fique Sabendo' com testagens rápidas para sífilis e HIV em locais com grande circulação de pessoas durante os primeiros três finais de semana de dezembro. O objetivo é identificar os casos de contaminação de cada vírus e iniciar um tratamento imediato. Atualmente, o Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas de Santos acompanha 3.715 pessoas que convivem com […]

today30 de novembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%