G1 Santos

Tilápias são vistas nadando em grupo em canal de Santos, SP: ‘total desequilíbrio’; VÍDEO

today28 de maio de 2024 4

Fundo
share close

O motoboy Luiz Fernando Vaz, de 37 anos, fez a gravação por volta de 7h. Ele passava pelo Canal 1, na altura da Avenida Carvalho de Mendonça, logo após deixar o enteado na escola.

“Não fiquei surpreso, porque sempre que passo vejo eles ali. Mas, dessa vez, como eles estavam todos juntos, resolvi filmar”, afirmou à equipe de reportagem.



Tilápias em canal de Santos (SP) — Foto: Luiz Fernando Vaz

Segundo ele, as tilápias podem ser vistas no canal, que fornece apoio ao sistema de drenagem municipal, há mais de um ano.

O biólogo marinho Alex Ribeiro explicou que se trata de peixe de água doce, nativo da região central da África. Sendo assim, é considerada uma espécie invasora no Brasil.

Já para o biológo marinho William Rodriguez Schepis, os peixes provavelmente foram colocados dentro do canal. “Por ser resistente, [a tilápia] consegue ter sucesso nos canais, mesmo bastante poluídos por esgoto”, afirmou.

Ribeiro afirmou que a cena registrada por Luiz Fernando indica um total desequilíbrio ambiental. “O exemplo que a gente tem no canal de Santos é que, de alguma forma, os animais foram descartados na natureza, colocados ali naquele ambiente”, explicou.

O especialista destacou que, provavelmente, a quantidade de oxigênio no meio do canal está baixa, então os peixes do vídeo estão concentrados na margem, na região de afluente – onde se origina uma nova carga de água com oxigênio. Assim, conseguem fazer a troca gasosa e continuar respirando.

“Ele [peixe] se alimenta de diversas coisas, praticamente um onívoro. Se alimenta de frutas, pequenos invertebrados, sementes, então o canal acaba sendo um ambiente propício […] Ele não precisa viver em uma água totalmente limpa, totalmente doce”, destacou.

Tilápias dentro do Canal 1, em Santos (SP) — Foto: Luiz Fernando Vaz

Apesar de os canais santistas não estarem interligados, há registros de peixes da espécie em praticamente todos eles. A Lei Complementar municipal 932, de 25 de abril de 2016, proíbe a captura de peixes no canal de Santos. Segundo Alex, o consumo dos animais também não é recomendado.

Sem um predador natural que dê conta da proliferação da espécie nos canais, o biólogo acredita que seja difícil realizar um controle no cenário atual. “Não é algo positivo. É um desequilíbrio que, dificilmente, a gente consiga controlar agora com um programa de controle desses animais”.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bertioga,-sp,-tem-150-animais-disponiveis-para-adocao;-saiba-o-que-fazer

G1 Santos

Bertioga, SP, tem 150 animais disponíveis para adoção; saiba o que fazer

Centro de Controle de Zoonoses cuida de cães e gatos antes do processo de adoção. Bertioga (SP) conta com 150 animais, entre cães e gatos, para adoção — Foto: Divulgação/Prefeitura de Bertioga O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bertioga, no litoral de São Paulo, conta com 150 animais para adoção. Ao todo, são 82 cães e 68 gatos que estão à procura de um novo lar. De acordo […]

today28 de maio de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%