G1 Santos

Trabalhadores protestam por contratação de mão de obra local em refinaria da Petrobras, em Cubatão, SP

today23 de janeiro de 2023 11

Fundo
share close

Milhares de trabalhadores fizeram um protesto em frente a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), na manhã desta segunda-feira (23). Segundo a Comissão dos Desempregados de Cubatão e os sindicatos que representam a categoria, a empresa não está cumprindo o acordo alinhado entre dezembro de 2022 e em janeiro de 2023 para a contratação de mão de obra local.

Um dos líderes do movimento, Ronaldo Araújo Queiroz disse ao g1 que as contratações deveriam ser direcionadas aos moradores de Cubatão e que isso não está acontecendo.

De acordo com ele, na função de parada da manutenção da refinaria, 70% das vagas devem ser para trabalhadores do município e 30% para funcionários que não são da região. Já para a função na área de manutenção, o acordado foi 80% para pessoas da cidade e 20% para os que vivem em outras localidades.



Ronaldo explicou ainda que o protesto é uma forma de pressionar a RPBC para o cumprimento das solicitações. “Fechamos o acordo com eles [empresa] já faz 60 dias. Cerca de 5 mil pessoas ficaram na porta da refinaria esperando uma resposta. Tem que ser alinhado o que foi prometido. Fazer a divisão que foi acertado e todo mundo trabalhar”, disse ele.

Trabalhadores fazem protesto em frente à refinaria da Petrobras, em Cubatão

Trabalhadores fazem protesto em frente à refinaria da Petrobras, em Cubatão

Além disso, de acordo com os manifestantes, a empresa precisa rever as condições de saúde e transporte para os moradores dos bairros Cota e Água Fria. “O sindicato está recebendo muita reclamação de problemas referentes a água e [apresentando] reações de saúde. Os funcionários que estão empregados estão ficando doentes”, disse Ronaldo.

Um representante da Petrobrás recebeu a categoria na porta da empresa, na manhã desta segunda-feira. “Falamos com ele [representante] o que queremos e precisamos. Ele disse que vão passar essas demandas para a diretora da Petrobrás e que, em breve, vão nos informar a data do próximo encontro”, finaliza.

Em nota, a Petrobras disse que, no desenvolvimento de suas atividades, realiza a contratação de empresas prestadoras de serviços e que não interfere nas relações entre as empresas contratadas, seus trabalhadores e sindicatos.

A companhia reforçou que todos seus contratos de serviço estão em conformidade com a legislação vigente e que a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) opera normalmente.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

unesp-abre-inscricoes-para-vagas-destinadas-a-participantes-e-medalhistas-de-olimpiadas-cientificas

G1 Santos

Unesp abre inscrições para vagas destinadas a participantes e medalhistas de olimpíadas científicas

Das 255 "vagas olímpicas" disponíveis, 54 vagas são na área de Biológicas, 150 em Exatas e 51 em Humanas. Saiba como se inscrever no processo seletivo. Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT) da Unesp, em Dracena (SP) — Foto: Unesp A Universidade Estadual Paulista (Unesp) abriu nesta segunda-feira (23), às 10h, as inscrições para preenchimento das 255 vagas de graduação destinadas a participantes e medalhistas de olimpíadas de conhecimento. […]

today23 de janeiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%