G1 Santos

Trilha noturna com destino a cachoeira Lagoa Azul promove ‘experiência sensorial’ no litoral de SP; VÍDEO

today27 de janeiro de 2024 12

Fundo
share close

Fazer uma trilha por longos quilômetros exige condicionamento físico e bastante disposição. Imagine, então, encarar um desses passeios junto à natureza com elevação de até 344 metros, durante a noite e com lanternas. Essa é aventura na Trilha Cachoeira da Lagoa Azul, em Cubatão (SP), que estimula os sentidos humanos além da visão (assista acima).

O acesso à cachoeira é permitido, desde que acompanhado por monitores ambientais devidamente cadastrados. Quem faz o controle da trilha de 7,66 km, no atrativo aberto ao público, é a Fundação Florestal. A primeira edição noturna tem caráter temporário, começou em dezembro do ano passado e se estende até o dia 27 de janeiro.

O analista de sistemas Walter Reis, de 33 anos, é um dos corajosos que se desafiaram com o passeio às escuras. Ele já havia feito o mesmo trajeto de dia, mas contou à reportagem que a experiência foi completamente diferente. O ambiente à noite estimula, de forma muito mais intensa, os sentidos como a audição.



Primeira edição da Trilha Cachoeira Lagoa Azul à noite ocorreu em dezembro de 2023 — Foto: Walter Reis

Durante o passeio, Walter viu um sapo e ouviu barulhos de outros animais, mas não se deixou amedrontar. Acompanhado do irmão, ele concluiu ida e volta da trilha e confirmou: para os aventureiros, essa é uma chance única de se divertir.

“Essa é uma trilha que você fica subindo bastante. Você tem que ter algum preparo físico, mas os guias são bem atenciosos nesse sentido. Eles têm pontos de descanso, lá, que você para, para pegar fôlego, e continua subindo”, afirmou Walter.

O guia Luís Almeida explicou ao g1 que a trilha tem apenas subida, como se fosse uma escadaria. Quando se atinge o ponto máximo, os visitantes se deparam com um mirante de onde é possível avistar as cidades de Santos, Praia Grande e São Vicente.

Passeio de 7,66 km leva a cachoeira de água cristalina em Cubatão (SP), seja de dia ou de noite — Foto: Luís Almeida

No meio do trajeto há uma gruta para tomar banho, além de água potável. Seguindo um pouco mais, o grupo chega à Lagoa Azul, onde há poços e uma escada que leva à cachoeira em si.

“A trilha noturna tem uma proposta diferente, mais sensorial. Porque a gente fica mais atento ao que escuta que ao que a gente enxerga. É bem escuro, a gente vai com lanterna, ou de mão ou as que ficam penduradas na cabeça. E tem poucos pontos de iluminação”, disse o guia.

A pessoa mais velha que já encarou a trilha noturna, segundo Luís, tem 71 anos. A proposta era fazer todos os sábados de dezembro ou janeiro, mas alguns passeios tiveram que ser cancelados devido ao mau tempo ou à baixa adesão dos visitantes.

Experiência noturna está disponível a pessoas maiores de 18 anos — Foto: Walter Reis

Para participar da trilha noturna até a Lagoa Azul, é necessário ser maior de 18 anos. Não há cobrança de ingresso, mas os visitantes devem realizar o agendamento e a remuneração do monitor escolhido para acompanhá-los. É obrigatório usar calçados fechados, como tênis, bota ou galocha.

A trilha noturna ocorre entre 19h e 22h e faz parte do projeto “Férias no Parque”, no qual as equipes das Unidades de Conservação planejam e oferecem atividades diferentes no período de férias escolares para incentivar a visitação dos parques. São até 20 vagas por vez.

A intenção é continuar promovendo a visitação noturna, mas ainda não há datas definidas. Para conferir a disponibilidade, basta acessar o site. O ponto de encontro é no km 50 da Rodovia Anchieta, no bairro Fabril. É importante levar roupa de banho.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jovem-que-matou-a-mae-por-heranca-esta-foragido-ha-tres-anos-e-deve-ir-ao-tribunal-do-juri;-video

G1 Santos

Jovem que matou a mãe por herança está foragido há três anos e deve ir ao tribunal do júri; VÍDEO

Márcia foi morta em 21 de dezembro de 2020. As imagens do circuito interno de segurança do imóvel foram encontradas dentro do forno do fogão. A gravação mostra, na data do crime, a mãe e o filho em luta corporal. Os dois chegaram a cair no chão, e o jovem ficou em cima da dela. Ele prendeu ela pelo pescoço e, logo em seguida, começou a dar socos nela. A […]

today27 de janeiro de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%