G1 Santos

Tripulante de navio da Nigéria é diagnosticado com malária no Porto de Santos

today22 de setembro de 2022 16

Fundo
share close

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou, nesta quinta-feira (22), que um tripulante de um navio atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, foi diagnosticado com malária. Segundo a agência, o homem desembarcou da embarcação para receber assistência médica.

De acordo com a Anvisa, durante análise de Livre Prática para a entrada da embarcação Fortune Island, procedente da Nigéria, a equipe da Vigilância Sanitária observou no livro médico de bordo o registro de sintomas característicos de malária em um dos 19 tripulantes.

A Agência, preventivamente, determinou a testagem do tripulante para malária e Covid-19, sendo positivo para a primeira doença. Também foi realizada a testagem dos outros tripulantes, que tiveram resultados negativos.

Ainda de acordo com a Anvisa, a embarcação, que faz transporte de granel sólido, opera normalmente no momento no Porto de Santos. Para casos como este, segundo a agência, não é prevista quarentena da embarcação, pois não se trata de doença transmissível de uma pessoa a outra, mas sim pela picada do mosquito Anopheles infectado. O procedimento recomendável é desinsetização.

Em nota, a Santos Port Authority (SPA) confirmou o caso e disse que o navio Fortune Island chegou ao Porto de Santos, com carregamento de fertilizante, na quarta-feira (21).



Segundo apurado pelo g1, a embarcação está atracada no Armazém 23. Não há informações sobre o estado de saúde do tripulante diagnosticado com malária.

Tripulante do navio Fortune Island, atracado no Porto de Santos, é identificado com malária — Foto: Alexandre Barbosa de Almeida

Malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles, também conhecido como mosquito-prego.

Segundo o Ministério da Saúde, a malária não é uma doença contagiosa, ou seja, uma pessoa doente não é capaz de transmitir da doença diretamente a outra pessoa, é necessária a participação de um vetor, que no caso é a fêmea do mosquito Anopheles (mosquito-prego), infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário.

A doença tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito, segundo o Ministério da Saúde, entretanto, a doença pode evoluir para formas graves se não for diagnosticada e tratada de forma oportuna e adequada.

Entre os sintomas mais comuns está febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça, mas antes de apresentarem estas manifestações, muitos pacientes sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

“e-espantoso-ministros-da-palavra-de-deus-ostentando-luxos”,-diz-john-piper

Gospel Prime

“É espantoso ministros da Palavra de Deus ostentando luxos”, diz John Piper

O pastor John Piper, foi questionado na segunda-feira (19) por uma ouvinte do podcast “Ask Pastor John”, a respeito do que a bíblia fala sobre pastores que ostentam itens luxuosos ainda que adquiridos justamente por seus salários. “Me deixe dizer alto e claro, logo de cara: ninguém é atraído para Jesus como um tesouro espiritual, satisfatório e de salvação de suas almas pelo estilo de vida luxuoso daqueles que pregam […]

today22 de setembro de 2022 25

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%