G1 Mundo

Trump propõe fuzilamento de saqueadores para conter onda de assaltos a lojas

today2 de outubro de 2023 37

Fundo
share close

“Se você roubar uma loja, espere ser baleado ao sair”, conclamou, em discurso na convenção do Partido Republicano da Califórnia.

Favorito a obter a indicação da legenda para disputar as eleições presidenciais do próximo ano, ele foi ovacionado pela multidão de correligionários e passou a destilar factoides para o caso de sair vitorioso: encerrar rapidamente a guerra na Ucrânia e extinguir a votação por correio, apenas para citar alguns deles.

Seu objetivo é angariar apoio de eleitores da Califórnia, que desde 1988 votam em peso nos democratas, e recuperar o estado que, no seu entender, está nas mãos de “lunáticos da esquerda radical”.



Os insultos de Trump são dirigidos especialmente ao governador democrata Gavin Newson:

“Ele e os comunistas de extrema esquerda em Sacramento deram a vocês cidades-santuário, fronteiras abertas, enormes acampamentos de sem-teto, tiranos tecnológicos acordados, apagões contínuos, mutilação sexual infantil e bandos itinerantes de criminosos, saqueadores e bandidos, mas fora isso, estão fazendo um ótimo trabalho.”

A Califórnia é um dos estados mais afetados por saques e roubos a estabelecimentos comerciais, que no último ano infligiram prejuízos de US$ 112 bilhões (cerca de R$ 564 bilhões) em todo o país.

Conservadores insistem na tese de que o aumento da violência está relacionado à aprovação da Proposição 47, que estabelece como menos graves alguns crimes contra a propriedade, se o acusado não tiver antecedentes criminais.

Para entidades de direitos civis, tal argumento não faz sentido, porque os episódios violentos ocorrem também em outros estados.

A proposta de Trump para deter saqueadores sequer é inovadora e já foi anunciada anteriormente. Há três anos, durante os protestos deflagrados pela morte de George Floyd, asfixiado por um policial, o então presidente norte-americano alertou pelas redes sociais: “Nós assumiremos o controle. Quando o saque começa, o tiroteio começa.”

Com conotação racista, a mesma frase foi proferida pelo ex-chefe de polícia de Miami, em 1967, em resposta ao surto de crimes violentos em bairros habitados por negros durante o Natal.

Trump acabou suspenso do Twitter e do Facebook por incitar o ódio e a violência e alegou que não tinha conhecimento sobre a origem da frase.

Como definiu o rapper Plies pelo X, antigo Twitter, a proposta de Trump revela, acima de tudo, hipocrisia:

“Eu me pergunto por que ele quer atirar e matar os saqueadores. E por que ele não achou que alguém deveria atirar nas pessoas que invadiram o Capitólio?

Veja em quais processos Donald Trump é réu nos EUA

Veja em quais processos Donald Trump é réu nos EUA




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

motorista-e-entregador:-onde-trabalhadores-de-app-tem-mais-direitos-que-no-brasil?

G1 Mundo

Motorista e entregador: onde trabalhadores de app têm mais direitos que no Brasil?

A resposta para questões que definem direitos e deveres de trabalhadores de plataformas está ligada a uma disputa que tem gerado debate no mundo inteiro: como enquadrar a relação entre eles e as empresas da área. Se esses trabalhadores não têm todas as características de empregados tradicionais e tampouco de autônomos da forma que conhecemos, como definir o tipo de vínculo com as plataformas? Essas atividades estão no que pesquisadores […]

today2 de outubro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%