G1 Mundo

Um a cada seis americanos usa maconha pelo menos uma vez ao mês, aponta levantamento

today8 de junho de 2024 7

Fundo
share close

Um a cada seis americanos usa maconha pelo menos uma vez ao mês, segundo levantamento do jornal britânico “The Economist” baseado na Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde dos Estados Unidos (NSDUH, na sigla em inglês) realizada em 2022 e divulgada em maio deste ano.

Além disso, o levantamento do periódico britânico revelou que cerca de 5% dos americanos –cerca de 11 milhões de pessoas– usam maconha todos os dias. Com isso, pela primeira vez na história o número de americanos que consome a droga quase todos os dias ultrapassou o número dos que bebem álcool na mesma frequência, revelou a pesquisa da NSDUH. (Leia mais abaixo)

A Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde, referência na análise dos hábitos norte-americanos, entrevistou 71.369 americanos –sendo 12.813 adolescentes de 12 a 17 anos e 56.556 pessoas maiores de 18 anos– durante todo o ano de 2022.



Segundo especialistas, os números revelados pela pesquisa têm relação com dois fatores, a legalização da maconha, que tornou a erva mais comum e fez o uso recreativo crescer nas últimas décadas, e o aumento da autodeclaração:

  • 🚬 Legalização: metade dos estados americanos permite a maconha medicinal ou recreativa. No país, 25 dos 50 estados legalizaram o uso medicinal e o recreativo da droga.
  • 🚬 Aumento da autodeclaração: como deixou de ser ilegal em vários territórios do país, as pessoas se sentem menos inibidas em assumir o consumo, que pode ter impulsionado os dados.

Nos EUA, os estados podem criar regras próprias sobre o consumo da droga. Em metade deles, o uso recreativo e medicinal é liberado e nos demais varia entre liberações apenas medicinais ou nenhuma permissão para o uso. (Veja o mapa abaixo)

A administração de Joe Biden pensa de forma similar à DEA. Em março, a vice-presidente Kamala Harris disse que “ninguém deveria ser preso por fumar maconha” enquanto discutia o assunto com o rapper Fat Joe e outros cidadãos perdoados após condenações envolvendo a droga.

Maconha supera álcool em uso diário nos EUA pela primeira vez

Esta é a primeira vez que pesquisas indicam um consumo maior da droga que do álcool nos EUA, revelou a Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde. O levantamento é feito desde 1992 e de lá até 2022 houve um aumento de 15 vezes no total de pessoas que declaram usar maconha.

O levantamento da NSDUH mostrou que em 2022:

  • 🚬 17,7 milhões de pessoas relataram consumir maconha diariamente ou quase diariamente.
  • 🍺 14,7 milhões de pessoas que disseram beber todos os dias ou quase todos os dias.

Na década de 90 eram 8,9 milhões de consumidores diários de álcool contra quase 1 milhão de usuários de maconha.

Apesar da alta, a pesquisa mostra que o consumo de álcool ainda é maior, de forma geral, mas não na mesma intensidade que a maconha.

Mitos e verdades sobre a maconha

Mitos e verdades sobre a maconha




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Notícias

Modi vence na Índia, mas perde apoio e passa a depender de parceiros de coalizão

Narendra Modi em 22 de maio de 2024 — Foto: Adnan Abidi/Reuters Segundo a agência de notícias Associated Press, a contagem mostra que a coligação de partidos que apoiam Modi, a Aliança Democrática Nacional, conquistou 286 assentos no Parlamento —para garantir a maioria, são necessários 272. No entanto, o partido de Modi, o Bharatiya Janata (BJP, na sigla em inglês) teve um desempenho pior do que em eleições anteriores e precisará negociar com os aliados regionais para governar. Esta é […]

today8 de junho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%