G1 Mundo

Um quarto da população de Gaza está a um passo da fome, diz ONU

today28 de fevereiro de 2024 6

Fundo
share close

O Programa Mundial de Alimentos (PMA), da ONU, afirmou, nesta terça-feira (27), que a fome extrema é iminente no norte da Faixa de Gaza, sem acesso aos itens de assistência humanitária e onde continua a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

Carl Skau, diretor-executivo adjunto do PMA, ao Conselho de Segurança da ONU,

Ramesh Rajasingham, do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU, afirmou que uma fome extrema generalizada na região é quase inevitável porque nenhuma organização humanitária tem sido capaz de levar ajuda desde 23 de janeiro.



Rajasingham afirmou que ao menos 576 mil pessoas na Faixa de Gaza (um quarto da população) estão a um passo da fome extrema, e que uma a cada seis crianças menores de dois anos sofrem de desnutrição e emaciação (magreza extrema).

Cerca de 97% da água em Gaza foi reportada como “não apta para o consumo humano” e a produção agrícola está começando a colapsar, disse Maurizio Martina, diretor-geral adjunto da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

A ajuda está esperando na fronteira, disse, nesta terça-feira, Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU António Guterres.

“Os colegas do PMA também nos dizem que têm suprimentos de alimentos na fronteira com Gaza, e que em certas condições poderiam alimentar mais de 2,2 milhões de pessoas” na Faixa, disse Dujarric aos jornalistas.

“Quase mil caminhões com 15 mil toneladas métricas de comida estão no Egito prontos para se mover”, disse ele.

Jens Laerke, porta-voz da OCHA, disse mais cedo, em Genebra, na Suíça, que forças israelenses bloqueiam “sistematicamente” o acesso a Gaza.

Todos os comboios previstos para levar ajuda ao norte foram recusados pelas autoridades israelenses nas últimas semanas.

Gaza — Foto: Jornal Nacional/Reprodução

Agência para palestinos em ‘ponto de inflexão’

A principal agência de ajuda da ONU em Gaza, UNRWA, está “em um ponto de inflexão”, disse seu diretor na semana passada.

Outras agências pediram ao Conselho de Segurança que agisse: “Todos devemos redobrar os esforços e estar à altura das nossas responsabilidades”, afirmou Skau.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Notícias

Série de incêndios florestais no Texas faz Estados Unidos fechar depósito com armas nucleares

Funcionários foram retirados da base da Pantex, na noite de terça-feira (27). Incêndio destruiu casas e deixou milhares de residências sem energia elétrica. Bombeiros combatem incêndios florestais no Texas, em 27 de fevereiro de 2024 — Foto: Flower Mound Fire Department via AP Uma instalação com armas nucleares dos Estados Unidos precisou ser fechada por causa de incêndios florestais que atingem o Texas. Funcionários foram retirados da base da Pantex, na noite de terça-feira (27). O incêndio começou na segunda-feira […]

today28 de fevereiro de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%