As minorias estarão no radar do desfile da Unidos da Zona Noroeste, segunda escola a desfilar na Passarela Dráusio da Cruz, no bairro Castelo, em Santos, no litoral de São Paulo. O título do enredo da agremiação, do Grupo de Acesso, diz tudo: Meu Galo Pede Respeito! E Diz não à Intolerância e ao Preconceito. O galo é o símbolo da escola.
“É um tema atual e de grande importância para os dias de hoje, em que as pessoas precisam ter um olhar de igualdade para todos, sem exceção”, afirma João Marcos dos Santos, presidente da agremiação.
A letra, de Márcio Arcas, Fernando Negrão, Alê Lopes e Toninho 44, terá interpretação de Ademarzinho do Cavaco. Um trecho: “Chega de indiferença/Baixa essa guarda, somos todos iguais/Vou colorir… de orgulho e liberdade/Viva a diversidade!”. Preconceitos contra negros e mulheres também são citados.
Evidenciar as minorias no enredo passa diretamente pela comunidade da Unidos da Zona Noroeste. “Iremos homenagear Ayalla, Vitor e o Di Souza, integrantes da escola que faleceram durante esse período sem Carnaval e que faziam parte do movimento LGBTQIA+”, revela João Marcos. “Mas queremos realmente homenagear com este tema a todos os que, de uma forma ou de outra, fazem parte destes grupos menores”, emenda.
A empolgação do presidente da Unidos da Zona Noroeste é mais do que evidente. Ele não vê a hora de que chegue o momento de a escola matar a saudade da passarela, depois de dois anos sem desfile.
“Garra e muita disposição não vão faltar. Vamos dar o nosso melhor. Pode ter certeza disso. Vamos para cima e estamos muito confiantes”, afirmou. Serão 600 componentes distribuídos em 12 alas.
“Apostamos na criatividade para que o público se surpreenda e embarque junto com a gente no nosso enredo”, projeta João Marcos dos Santos.
Compositores: Márcio Arcas, Fernando Negrão, Alê Lopes e Toninho44 – Intérprete: Ademarzinho do Cavaco
Vai tremer a passarela
Um grito de alerta ecoa no ar…
Meu galo canta e pede respeito
Contra a intolerância e o preconceito!
Chega de indiferença
Baixa essa guarda, somos todos iguais
Vou colorir…de orgulho e liberdade
Viva a diversidade!
Vamos…Desmascarar a arrogância,
E transformar a ignorância
Num gesto de amor…
Se puder ajudar, faça o bem!
Sem olhar a quem
E quando alguém precisar
Estenda a mão…o alvo é seu coração!
Ôô… Vidas pretas importam
Ó senhor, a alma não tem cor
O seu amém e meu axé em comunhão
A fé que une em qualquer religião!
Mulher, mulher
O seu lugar é onde ela quiser
Sabedoria não tem idade
A aparência não define sua verdade,
A falta de amor é a maior de todas as pobrezas
E o preconceito é a real deficiência
A sede de poder divide a nação
Quem sofre é a população
Meu Carnaval… Só “aglomera” a alegria
E pra afastar a hipocrisia, lá vem a Academia!
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)