Prefeitura de Guarujá

Uso de aspiradores reforça ações de combate à dengue em Guarujá

today14 de setembro de 2023 5

Fundo
share close

Até o momento, o Município é o único da Baixada Santista com o equipamento, que também pode ser utilizado dentro das residências, sem a necessidade do uso de inseticida

Em Guarujá, o combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika – ganhou um importante e eficaz reforço. Os agentes municipais de controle de endemias estão utilizando aparelhos aspiradores. O equipamento captura os insetos, retirando-os do meio ambiente, permitindo inclusive, atuação dos agentes em cômodos internos de imóveis, por exemplo.

Ao todo, quatro aspiradores foram adquiridos pela Prefeitura. Guarujá é o único município da Baixada Santista a fazer uso do equipamento, até então usado somente pela equipe de Superintendência de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de São Paulo (Sucen).

O aspirador identifica a quantidade de mosquitos capturados, e se são machos ou fêmeas, que são domiciliares e principais transmissoras das doenças. A pressão interna do ar suga os insetos, de modo que eles fiquem presos no tubo e, na seqüência, são removidos para um recipiente externo (também por sucção). Depois de separados, são encaminhados ao laboratório para análises técnicas mais detalhadas.

Com pouco mais de um metro de comprimento, o aparelho funciona à bateria. A sua base é feita em alumínio e possui uma tela em uma de suas extremidades. A outra ponta é de plástico e detém um pequeno motor (uma espécie de ventilador) acoplado a uma espécie de filtro. Seu uso não agride o meio ambiente.



Eficácia comprovada

“É uma ferramenta a mais no controle do Aedes. Sua eficácia não é apenas na área externa, o aspirador permite que os agentes realizem o trabalho de controle em quartos, salas, entre outros cômodos do imóvel”, exemplifica a coordenadora de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Guarujá.

Foi o que aconteceu na residência do autônomo Matheus Mourão Pimenta. Morador do bairro Esplanada do Castelo, em Vicente de Carvalho, ele recebeu nesta semana, em sua casa, a visita dos agentes da Prefeitura. “Achei diferente o aparelho e parece funcionar bem. Eles pegaram bastante mosquito, mesmo que aqui a gente faça a lição de casa direitinho”, contou ele.

Ações

Os aspiradores vão incrementar as demais ações já executadas pela equipe da Prefeitura no controle e combate à dengue na Cidade. São elas: nebulização; maquinário costal; aplicação de inseticida; equipe de Informação Educação e Comunicação (IEC); teatro de fantoches; telagem de caixa d´água; casa a casa; pequenos peixes (para tratar reservatórios de água) e levantamento do índice larvário.

A escolha dos imóveis e demais áreas para a aplicação dos aspiradores são feitos com base nos levantamentos feitos regularmente pela Secretaria de Saúde em toda a Cidade. “A Prefeitura vem fazendo a parte dela, mas a população também deve colaborar, pois a maioria dos focos do mosquito está dentro das residências”, conta Ana Lúcia.

Serviço

Para dúvidas, reclamações ou sugestões, a população deve entrar em contato com o Disque Dengue, através do telefone: 3341 6569.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

futebol-e-handebol-feminino-sao-modalidades-disputadas-nesta-sexta-feira

Prefeitura de Guarujá

Futebol e handebol feminino são modalidades disputadas nesta sexta-feira

Confrontos acontecem no Campo do Santa Rosa e em Jacareí, respectivamente  As equipes de futebol feminino sub-17 e handebol feminino juvenil da Prefeitura de Guarujá entram em ação em dois jogos nesta sexta-feira (15). Os confrontos acontecem dentro e fora do Município. Pelo Campeonato Estadual de Futebol feminino sub-17, as atletas guarujaenses entram em campo às 14 horas para enfrentar a equipe de Praia Grande, em duelo que acontece no Município, no Campo […]

today14 de setembro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%