G1 Mundo

VÍDEO: Fortes tempestades atingem estado da Califórnia; 1 pessoa morreu

today6 de fevereiro de 2024 2

Fundo
share close

Fortes tempestades e ventos com força de um furacão atingiram a Califórnia, nos Estados Unidos, no último domingo (4) e nesta manhã. O impacto cortou a energia de quase 900 mil pessoas, além de inundar diversas regiões do estado norte-americano (veja vídeo acima).

Segundo a polícia da cidade de Yuba, que fica ao norte da Califórnia, um homem morreu quando uma árvore caiu sobre ele no quintal de sua casa.

“Esta é uma tempestade grave com impactos perigosos e potencialmente mortais”, disse o governador da Califórnia, Gavin Newsom, que decretou estado de emergência em oito cidades, onde moram aproximadamente 20 milhões de pessoas.



Alerta de enchentes também foram emitidos em Los Angeles, Santa Bárbara e San Luis Obispo.

O Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos registrou rajadas de vento de pico de 70 mph (112,6 km/h) em vários locais do estado. A agência meteorológica também colocou o alerta de “alto risco de chuvas”, em grande parte do sul da Califórnia.

“Esta é uma tempestade um tanto incomum”, afirmou Daniel Swain, cientista do Instituto de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade da Califórnia (UCLA, na sigla em inglês).

As cidades de Santa Bárbara e Los Angeles emitiram ordens de evacuação para alguns habitantes, devido ao risco de inundações que podem ser fatais.

Os meteorologistas acreditam que a forte tempestade terminará entre terça e quarta-feira (7). Eles preveem chuvas quase ininterruptas e por 48 horas em diversas regiões da Califórnia.

Há ainda a expectativa de os ventos fortes continuem derrubando árvores e, consequentemente, as linhas de energia, deixando diversas regiões sem luz, informou o Serviço Meteorológico Nacional.

No último inverno, de 2022 para 2023, por conta das fortes chuvas no estado, diversas inundações foram registradas, além de deslizamentos de terras, e cerca de 21 pessoas morreram.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘lei-omnibus’-virou-‘pacotinho’?-entenda-qual-a-situacao-de-milei-hoje-na-argentina

G1 Mundo

‘Lei Ómnibus’ virou ‘pacotinho’? Entenda qual a situação de Milei hoje na Argentina

Apelidado de "Lei Ómnibus", o texto-base foi desidratado para menos de 360 artigos, mas manteve o tom ultraliberal característico de Milei e conseguiu a aprovação na Câmara dos Deputados na última sexta (2) – agora, os parlamentares vão analisar item a item e, depois, enviarão a versão final ao Senado, casa mais hostil às pautas do presidente argentino. "Sabe aquele embrulhinho que a gente faz, que a gente tinha um […]

today6 de fevereiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%