Elisângela Coelho
– 21/06/2023 14h33
Os direitos das mulheres são garantidos por leis que visam assegurar seus direitos fundamentais, civis e políticos. Esses direitos surgiram como resposta à histórica discriminação e desigualdade de gênero.
Entre os direitos das mulheres estão o direito à igualdade, que implica tratar homens e mulheres de forma justa e sem discriminação, e o direito à liberdade, que inclui a autonomia para tomar decisões sobre suas vidas e seus corpos entre outros.
Existem algumas leis que visam proteger os direitos das mulheres visando combater e proteger contra a discriminação de gênero; confira:
Lei de Igualdade de Gênero:
Essas leis visam garantir a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres em vários aspectos da vida, como educação, emprego, salários, participação política, propriedade e herança.
Lei de Assédio Sexual
As leis de assédio sexual estabelecem que o assédio sexual é uma forma de discriminação de gênero e proíbem esse comportamento no local de trabalho, escolas e outros espaços públicos.
Lei de Direitos Reprodutivos
Essas leis protegem os direitos das mulheres em relação à saúde reprodutiva, incluindo acesso à contracepção, serviços de saúde sexual e reprodutiva, direito ao aborto legal em determinadas circunstâncias e assistência materna.
Lei de Licença-Maternidade
Muitos países têm leis que garantem o direito das mulheres a uma licença remunerada após o parto, permitindo que elas se recuperem e cuidem de seus filhos recém-nascidos sem prejudicar suas condições de emprego.
Lei de Cotas de Gênero
Algumas nações implementaram leis de quotas de gênero para promover a participação das mulheres na política e em outros cargos de liderança.
Lei Maria da Penha
Esta lei foi criada para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra as mulheres. A norma é uma homenagem a Maria da Penha Maia, que sofreu violência doméstica por parte do marido e ficou paraplégica após um atentado com arma de fogo.
Lei da Importunação Sexual
Tem como objetivo combater e punir o ato de importunação sexual, que é caracterizado por atos libidinosos sem consentimento, praticados contra alguém sem o objetivo de estupro, mas com o intuito de satisfazer o desejo sexual do agressor ou de humilhar a vítima.
Direitos da Gestante:
Os direitos da gestante são fundamentais para garantir sua saúde, segurança e bem-estar durante a gravidez, vejamos quais são eles:
Licença-Maternidade
As gestantes têm o direito a uma licença maternidade remunerada, que permite afastamento do trabalho por um período determinado antes e após o parto. As gestantes têm o direito de não serem discriminadas no ambiente de trabalho devido à sua condição de gravidez.
As gestantes têm direito a cuidados de saúde adequados e acessíveis durante a gravidez. As gestantes têm direito à proteção contra qualquer forma de assédio, abuso ou violência durante a gravidez. Elas ainda têm direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável e isso inclui a prevenção de exposição a substâncias nocivas, riscos físicos, esforço excessivo ou condições de trabalho que possam prejudicar a gestante ou o desenvolvimento saudável do feto.
Salário-Maternidade:
O salário-maternidade é um direito importante da mulher durante o período da gravidez e após o parto, visa garantir uma compensação financeira durante o afastamento do trabalho devido à maternidade. O salário-maternidade tem como objetivo proporcionar à mulher uma licença remunerada para que ela possa se dedicar aos cuidados com o recém-nascido nos primeiros meses de vida.
|
Dra. Elisângela Coelho foi trabalhadora rural, doméstica, vendedora e hoje atua como advogada especialista em direito previdenciário.
|
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.
Publicar comentários (0)