G1 Mundo

Você viu? Lula na China, 100 dias de governo, Dalai Lama, brasileiras soltas e os fantasmas do Copan

today15 de abril de 2023 30

Fundo
share close

Depois de visitar Vladimir Putin na Rússia, e de receber o francês Emmanuel Macron “em casa”, foi a vez de Xi Jinping estreitar laços com outro líder internacional: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula encerra visita à China com assinatura de 15 acordos



Lula encerra visita à China com assinatura de 15 acordos

Segundo Lula, o intuito do governo é aprofundar a relação com a China em diversas áreas nos próximos quatro anos – e que “ninguém” poderá proibir essa aproximação.

Lula e Xi Jinping também assinaram uma série de acordos comerciais e de parceria (leia detalhes).

“Psiu”, “Homem da Casa das Máquinas”, “Conchinha” e até um elevador temperamental… É tão grande a quantidade de relatos sobre supostos fantasmas (isso mesmo) no Copan, icônico edifício no Centro de São Paulo, que os moradores começaram a catalogar e dar nomes às aparições.

Nas últimas semanas, viralizaram nas redes sociais relatos de moradores do emblemático prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que abriga mais de 5 mil pessoas. Os posts citavam, por exemplo, odores sem explicação e tramas sobrenaturais. Também se lembraram de uma história impactante narrada, ainda em 2019, pelo ator e comediante Paulo Vieira, que mora lá.

Fantasmas do Copan? Moradores contam casos dos 'vizinhos sobrenaturais'

Fantasmas do Copan? Moradores contam casos dos ‘vizinhos sobrenaturais’

O g1 ficou intrigado com os casos e decidiu visitar o local para saber mais sobre os tais fantasmas do condomínio, inaugurado em 1966 e tombado como patrimônio da capital paulista. Veja reportagem em vídeo acima. Spoiler: o g1 teve a felicidade de não encontrar nenhum fantasma durante a filmagem.

De Nobel da Paz e admirado por autoridades e famosos, o atual Dalai Lama, líder religioso do Tibete, viu sua imagem ruir com a repercussão de um vídeo nesta semana. Nas imagens que circularam causando indignação e revolta, ele puxa o rosto de um menino para beijá-lo na boca em um evento público e, de acordo com a agência de notícias Reuters, pede para que ele chupe sua língua.

Para além das consequências que o ato pode ter para a imagem de líder religioso, de defensor da paz, da compaixão e da solidariedade, o vídeo pode ter impactos geopolíticos que vão da escolha do sucessor ao avanço do poderio Chinês.

Vídeo mostra Dalai Lama tentando encostar língua em rosto de menino

Vídeo mostra Dalai Lama tentando encostar língua em rosto de menino

O atual Dalai Lama fugiu para a Índia em 1959 e é considerado por Pequim um líder separatista, o que faz com que eventuais críticas a ele sejam interessantes para a China.

“Saíram algumas críticas, por exemplo no China Daily e no Global Times, que são os dois maiores jornais da China”, contou Paulo Menechelli, pesquisador da diplomacia cultural da China e cofundador da rede Observa China, em entrevista ao podcast O Assunto.

“Um deles apresenta de forma bastante curiosa a questão com uma charge que teria um agente ali, aquela imagem do Tio Sam como se ele tivesse ligando pra alguém dizendo ‘avise o nosso agente ali, o nosso ativo ali, em referência ao Dalai Lama, pra ele só usar a língua dele quando for do nosso interesse’. É uma crítica bastante dura e contundente”, avaliou Menechelli.

O Dalai Lama pediu desculpas após o vídeo viralizar.

Justiça para Katyna e Jeanne

Jeanne Paollini e Kátyna Baía bebendo cerveja após serem soltas na Alemanhã — Foto: Reprodução/Redes sociais

Depois de longos 38 dias injustiça e sofrimento, Katyna Baía e Jeanne Paollini finalmente puderam ver e abraçar familiares. As brasileiras estavam presas na Europa por um crime que não cometeram.

Elas foram presas no dia 5 de março em Frankfurt, última conexão a caminho de Berlim, primeiro destino de uma viagem de turismo pela Europa.

Policiais alemães encontraram no bagageiro do avião duas malas com 20 kg de cocaína cada com os nomes delas. Mas a Polícia Federal no Brasil descobriu que as etiquetas das bagagens foram trocadas por uma quadrilha internacional de traficantes. Na semana passada sete pessoas foram presas dentro do aeroporto em Guarulhos.

Jeanne disse que viveu dias de pesadelo. “Nós passamos cerca de dezesseis horas trancadas sem convívio social e o que me salvou aqui foi a fé. Dói muito ficar aqui todo dia. Eu acordo e penso: ‘meu Deus, esse pesadelo ainda não acabou’”.

Após serem soltas, elas comemoraram com cerveja, como mostra a foto no início deste texto, e retornaram ao Brasil.

Para Andréia Sadi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agiu bem frente ao desafio de ter enfrentar os atos golpistas de 8 de janeiro, e errou, na sua avaliação, ao optar por “chamar para briga” o ex-juiz e senador Sergio Moro (União Brasil-PR).

Lula, 100 dias: Andréia Sadi lista acertos e erros

Lula, 100 dias: Andréia Sadi lista acertos e erros

Já para Julia Duailibi, uma surpresa positiva foi a retomada de programas sociais, “que era uma demanda importante diante da crise”; enquanto que entre os pontos negativos ela destaca declarações do presidente que representaram “um tiro no pé” do governo nas questões econômicas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cachorro-reencontra-familia-apos-caminhar-por-241-quilometros-no-alasca;-video

G1 Mundo

Cachorro reencontra família após caminhar por 241 quilômetros no Alasca; VÍDEO

Nanuq, um pastor-australiano de 1 ano, reencontrou sua família após passar mais de um mês perambulando pelo gelo do Mar de Bering, no Alasca, Estados Unidos. O cachorro caminhou pelo menos 241 quilômetros durante a jornada e chegou até a ser mordido por outro animal, provavelmente uma foca ou um urso-polar. Em fevereiro, Mandy Iworrigan, dona de Nanuq que mora em Gambell (Alasca), e sua família estavam visitando Savoogna, outra […]

today15 de abril de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%