G1 Santos

12 anos de g1 Santos: repórteres relembram histórias marcantes; confira

today11 de maio de 2024 3

Fundo
share close

Assim como o dia a dia na redação, em que estes profissionais contam histórias de personagens, fazem reportagens de fiscalização, cobrança e têm a apuração das hard news — notícias que surgem de última hora, que são mais factuais e geram grande repercussão –, eles escolheram um pouco de cada exemplo citado. Confira abaixo:

Brenda Bento, repórter do g1 Santos — Foto: Vanessa Rodrigues/AT



Além de dirigir contava aos passageiros lembranças sobre o amor que viveu com Marilea Mehl, que morreu há seis anos. “Nós jornalistas estamos acostumados a escrever histórias de violência e tragédias com uma frequência maior do que, infelizmente, nós desejamos”.

E complementou: “Quando surge um caso como esse, em que o personagem diz ter vivido uma história de amor ‘maior que Romeu e Julieta’, é como uma luz no fim do túnel, algo que preenche e acalanta nosso coração com a esperança de que ainda existem pessoas boas no mundo”, disse Brenda.

Thiago D´’Almeida, editor do g1 Santos — Foto: Vanessa Rodrigues/AT

D’Almeida contou que após a publicação da história o entrevistado enviou mensagens mostrando que várias pessoas o haviam procurado para contar que foram impactadas pelo conteúdo e estavam determinadas a mudar de vida, em busca de hábitos saudáveis.

Nicole Vasques, repórter do g1 Santos — Foto: Vanessa Rodrigues/AT

“Conhecer a história do Rafael, de apenas 16 anos, foi uma experiência marcante. A partir de memórias detalhadas e carregadas de dor, José [o pai] recordou o acidente que levou o filho à mesa de cirurgia por diversas vezes. Mesmo após os 22 dias em coma, Rafael não perdeu a vontade de viver. Considero que seja um exemplo de força em meio às dificuldades”, disse a profissional.

Ágata Luz, repórter do g1 Santos — Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Ao chegar no destino, se deparou com um lugar, segundo ela, inesquecível. As casas em estilo inglês foram construídas em uma única rua ao redor da usina para acolher trabalhadores e familiares.

“Pude ouvir as histórias recheadas de emoção daqueles que abdicaram da rotina ‘normal’ para viver em um local de difícil acesso em prol do funcionamento da usina que abastece parte do maior porto do país. Em seguida, acompanhei a repercussão nacional da reportagem e relembrei o motivo de ter escolhido o jornalismo: dar voz às pessoas que acabam invisibilizadas” ressaltou Ágata.

Gyovanna Soares, repórter do g1 Santos — Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Na unidade ouviram que a perna do menino estava gelada e que precisariam amputar. Os pais se desesperaram e, mesmo sem recursos, levaram o menino a um hospital particular em São Paulo, onde a conta ultrapassou R$ 2 milhões. Os médicos conseguiram recuperar a circulação na perna do menino e também pagar a conta, com a ajuda de uma vaquinha virtual.

“Acompanhar o caso do Yuri foi uma montanha-russa de emoções. Estávamos em contato com a família nas melhores e piores notícias. Mas, foi muito gratificante ver o quanto o Jornalismo teve o poder de transformar a vida deles”, disse ela.

g1 Santos completa 12 anos de história neste sábado (11) — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

O g1 Santos celebra 12 anos neste sábado (11). No período, o portal se tornou referência em coberturas jornalísticas dos principais acontecimentos da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Em pouco mais de uma década, acumula mais de 1,8 bilhão de pageviews, ou seja, visualizações de páginas, além de distribuir diferentes tipos de conteúdos em diversas plataformas.

No site, televisão e até mesmo pelo WhatsApp, o público tem acesso aos conteúdos produzidos pela equipe de reportagem. Atualmente, a distribuição multiplataforma tem como objetivo entregar as produções do portal de notícias, Culinária 013 e o podcast Baixada em Pauta.

Segundo Alexandre Lopes, diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, o g1 Santos lidera o ranking de desempenho das afiliadas da Globo há quase 10 anos. “Isso demonstra o tamanho da qualidade do nosso trabalho”, afirmou ele.

Lopes pontuou que, para alcançar o sucesso, a equipe de reportagem trabalha diariamente pela entrega do melhor conteúdo ao público. “Somos uma das maiores referências em jornalismo digital no país graças ao trabalho desse time que não mede esforços para levar a informação mais precisa e com maior agilidade possível”, complementou.

Celebrar os 12 anos do g1 Santos, pra mim, é celebrar um dos maiores cases de sucesso do jornalismo regional

— Alexandre Lopes, diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna

A coordenadora do g1 Santos, Mariane Rossi, acompanhou de perto a criação e consolidação do portal. Em um tempo de acessos simultâneos e por diferentes plataformas, ela ressaltou a importância da diversificação e entrega dos conteúdos.

“Vejo as transformações que o jornalismo digital sofreu ao longo dos anos, da apuração até a distribuição de conteúdo. O desafio é sempre estar em cima da notícia, apurar com qualidade, agilidade e precisão”, explicou a coordenadora.

Para Mariane, o combate às fake news evidencia o valor do jornalismo profissional. “Acredito que somente a notícia, bem apurada e checada, tem o poder de ajudar a transformar a nossa sociedade”, finalizou.

Portal g1 Santos pode ser acessado por celulares e computadores — Foto: Arquivo/A Tribuna Jornal

Cobertura de notícias diárias, em texto e vídeo, dos principais acontecimentos da Baixada Santista e Vale do Ribeira. O portal é referência jornalística, com mais de 1,8 bilhão de Pageviews, e pode ser acessado pelo público por meio de aparelhos móveis [celulares e tablets] e computadores.

Diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes apresenta o g1 em 1 Minuto diariamente — Foto: Arquivo/A Tribuna Jornal

Boletins informativos em vídeo exibidos diariamente na TV Tribuna, emissora afiliada à Globo, e no portal. As principais notícias da região são apresentadas em apenas um minuto por Alexandre Lopes. As chamadas contam com um QR code que facilita o acesso às matérias completas no site.

Apresentado por Mariane Rossi (à dir.), o Culinária 013 é publicado às sextas-feiras no portal e exibido aos sábados na TV Tribuna — Foto: g1 Santos

Programa de culinária semanal que aborda diferentes receitas produzidas na região. O conteúdo é apresentado por Mariane Rossi e publicado no portal, em formato de texto e vídeo, às sextas-feiras, além de ser exibido aos sábados na TV Tribuna.

Apresentado por Matheus Müller (à esq.) e Luiz Linna (à dir.), o podcast Baixada em Pauta é publicado no portal aos sábados — Foto: g1 Santos

Podcast que aborda os assuntos mais relevantes na região. O programa, apresentado por Matheus Müller e Luiz Linna, é publicado em texto, vídeo e áudio aos sábados, no portal e em aplicativos de streaming, respectivamente. Os cortes dos bate-papos também são exibidos na TV Tribuna, na mesma data.

  • 📲 Canal no WhatsApp e redes sociais

Os conteúdos do g1 Santos são divulgados para milhares de internautas em diferentes plataformas, são elas: canal do WhatsApp, Facebook e X [antigo ‘Twitter’].

Nas redes sociais mencionadas, o g1 Santos conta com mais de 300 mil seguidores. No canal do WhatsApp, o portal tem mais de 30 mil leitores cadastrados.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video-mostra-colisao-frontal-impressionante-de-veiculos-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Vídeo mostra colisão frontal impressionante de veículos no litoral de SP

Acidente aconteceu na Avenida Presidente Castelo Branco, em Praia Grande (SP). Imagens de câmeras de segurança mostram carro preto mudando de faixa e batendo no outro veículo de passeio. Colisão frontal entre veículos deixa feridos em Praia Grand Uma batida entre dois carros deixou os dois motoristas feridos na manhã deste sábado (11), no bairro Tupi, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Vídeos obtidos pelo g1 mostram o […]

today11 de maio de 2024 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%