Prefeitura de Guarujá

21ª Grande Festa Cigana acontece neste sábado, em Guarujá

today3 de maio de 2023 26

Fundo
share close

A novidade desta edição é que músicos do grupo Kallons Musical Show irão se apresentar durante o evento; os convites da festa custam R$ 10 reais e será arrecadado 1 kg de alimento não perecível

Para celebrar uma cultura milenar e rica por suas tradições e diversidade, a 21º Grande Festa Cigana acontece neste sábado (6), a partir das 19 horas, em Guarujá. A festa será realizada na Escola Dirce Valério Gracia (Avenida Dom Pedro I, 340 – Jardim Tejereba – ao lado do Teatro Procópio Ferreira) e marca o início das comemorações do Dia Nacional do Cigano, celebrado em 24 de maio.

O evento é uma realização da Tsara Gitana Cléo (Lua Bonita) e tem apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias municipais de Cultura (Secult) e Comunicação e Relações Sociais (Secom).

A festa, que é uma homenagem à padroeira dos ciganos, Santa Sara Kali, contará com shows de danças ciganas, dança do ventre, cartomancia e exposição de artigos da cultura cigana. Além disso, há uma novidade nesta edição, a apresentação de músicos do grupo Kallons Musical Show.

O ponto alto da celebração é o ‘ritual do fogo’ ou ‘ritual da fogueira cigana’. É um rito à Santa Sara que utiliza pão, sal e vinho, pedindo as bênçãos da padroeira. Ao terminar, os ciganos dançam em volta da fogueira, celebrando a vida com alegria, palmas e canto. O fogo é sagrado para a cultura cigana, pois esquenta o acampamento em noite fria, aquece o alimento e queima as energias negativas.



Os convites da festa custam R$ 10 reais e será arrecadado 1 kg de alimento não perecível para o acampamento da Comunidade Cigana em Poços de Caldas, no Estado de Minas Gerais. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 98189-6718.

História

O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 25 de maio de 2006, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado à Santa Sara Kali, padroeira da etnia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

dupla-rouba-motos-e-cartoes-para-fazer-churrasco-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Dupla rouba motos e cartões para fazer churrasco no litoral de SP

Um homem, de 21 anos, foi preso e um menor, de 16, foi apreendido após terem roubado três motos e sete cartões de crédito de uma vítima, em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, os dois suspeitos teriam cometido o crime para comprar alimentos para fazer um churrasco. Os policiais trabalham para identificar um terceiro suspeito de estar envolvido no crime. O caso aconteceu no bairro […]

today3 de maio de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%