G1 Santos

24º Seminário Internacional do Café começa em Santos

today27 de maio de 2024 5

Fundo
share close

O presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Mauro Sammarco, deu início aos discursos. O mandatário da entidade que organiza o simpósio enalteceu o fato de o principal município da região sediar o maior evento mundial do setor.

“Esta edição é histórica. Depois de 52 anos, o evento acontece em Santos, que tem o maior Porto da América Latina, o Santos Futebol Clube, o Pelé e o café do Brasil. O crescimento da produção, no século XIX, gerou grande desenvolvimento para o município, que se tornou a principal praça de comércio cafeeiro do país, impulsionando o crescimento local”, afirmou.

Ao longo de sua fala, Sammarco destacou que o seminário é 100% sustentável. O diretor-comercial da Empresa Interagrícola S/A (EISA), Carlos Santana Júnior, deu mais detalhes.



“O destaque é o compromisso com a sustentabilidade em todos os aspectos. Isto começou com seleção criteriosa de fornecedores de produtos e serviços. Tudo foi planejado, visando redução de geração de resíduos sólidos e destinação correta do que for gerado”, disse, ressaltando que foi feito um aplicativo, a fim de medir a emissão de poluentes dos participantes do seminário, residam eles no Brasil ou em um dos outros 28 países representados.

“O App mapeia tudo, desde os deslocamentos do público, calculando os impactos ambientais. Até o momento, a emissão total é de 369.12 toneladas de CO2”, revelou.

Na sequência, foi a vez do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, subir ao púlpito. Salientando que representava o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e seu vice, Geraldo Alckmin, ele reforçou que o seminário é essencial, para que a riqueza gerada pelo café fique por aqui.

“Somos os maiores produtores e o segundo mercado em consumo no mundo. Mas, quem ganha muito dinheiro com café são os alemães, os americanos, os suíços, que não tem um pé de café. Gostaríamos de um pouco mais deste dinheiro aqui, gerando empregos, indústrias”, declarou.

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini seguiu linha parecida. “A cada dez xícaras de café consumidas no mundo, quatro são produzidas no Brasil. Está faltando marketing, publicidade. Somos os maiores exportadores e produtores no mundo”.

Ele também asseverou que “chegou o momento de investir na retroárea, na indústria, em Santos, para que o Porto se apresente mais competitivo ao lado dos empresários, que poderão receber incentivos fiscais”.

O último a falar foi o prefeito de Santos, Rogério Santos. O chefe da administração municipal disse que o evento criou um “ambiente para negócios”. Além disso, o gestor enfatizou que o seminário “resgata a história do café e sua relação com a cidade, que tem o Porto que mais exporta (este tipo de grão) no planeta. Oitenta por cento da produção nacional passa por aqui”. Por fim, ele considerou que o evento comprova o viés santista para o turismo internacional.

Vale destacar que outras autoridades estiveram na solenidade. Alguns deles eram: o vice-presidente da ACS e diretor-presidente da MSC Brasil, Elber Alves Justo; a vice-prefeita de Santos, Renata Bravo; o secretário santista de Assuntos Portuários e Emprego, Elias Francisco da Silva Júnior; o vereador santista Bruno Orlandi; o capitão de mar e guerra, Marcus André de Souza e Silva; a reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Sílvia Teixeira; o diretor da Universidade Paulista (UNIP), Edson Monteiro; o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini; o diretor-presidente do Jornal A Tribuna, Marcos Clemente Santini; a diretora do Grupo Tribuna, Renata Santini Cypriano; o CEO da Brasil Export, Maurício Julião; e o conselheiro do Museu do Café, Eduardo Carvalhaes.

24º Seminário Internacional do Café começa em Santos — Foto: Divulgação

Como já foi citado, o evento tem sequência nesta quarta. Às 9 horas, começa o credenciamento. Já às 10h, tem início o primeiro painel, que será de Economia. Quem fala com o público é o economista Ricardo Amorim.

Ainda, haverá palestras sobre desafios para o futuro, infraestrutura, Mercado do Café – CEOs e Serasa: A case by Cecafé & Serasa Experian.

O 24º Seminário Internacional do Café tem o patrocínio da Autoridade Portuária de Santos (APS), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), MSC, Stonex, Serasa Experian, Nucoffee, Agridrones, CAIXA e Cooxupé.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasil-esta-pronto-para-regulamento-da-uniao-europeia-para-produtos-livres-de-desmatamento

G1 Santos

Brasil está pronto para Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento

As afirmações ocorreram durante esta quinta-feira (23), o último dia do 24ª Seminário Internacional do Café. Organizado pela Associação Comercial de Santos (ACS), o evento foi realizado no Blue Med Convention Center, na Ponta da Praia, em Santos. A legislação da Europa acabou sendo o assunto principal do painel “Regulatório/Agenda Verde: O novo cenário do fluxo do comércio global de café em tempos de ESG”. O CEO do Conselho dos […]

today27 de maio de 2024 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%