G1 Mundo

27 migrantes morrem de sede tentando cruzar o deserto do Chade

today14 de dezembro de 2022 15

Fundo
share close

Os migrantes saíram em uma caminhonete há quase um ano e meio de Moussoro, uma cidade no centro-oeste do território chadiano, e acredita-se que tenham se perdido no meio do deserto quando o caminhão quebrou e eles morreram de sede, disse a organização, que é afiliada à ONU.

“Estamos profundamente tristes com esta tragédia mais recente e estendemos nossas sinceras condolências às famílias dos migrantes”, disse Anne Kathrin Schaefer, chefe da missão da organização no Chade. “Precisamos de uma ação coletiva mais forte para evitar mais mortes.”

Segundo a IOM, desde 2014, mais de 5.600 pessoas morreram ou desapareceram tentando cruzar o deserto do Saara, com 149 destas fatalidades tendo sido registradas em 2022 — no Chade, 110 mortes foram registradas neste período. As autoridades acreditam, entretanto, que os números são ainda maiores, já que muitas fatalidades não são registradas.



Durante décadas, o Chade foi uma rota de trânsito para pessoas que tentavam chegar à Líbia e outros países do norte da África, de onde tentariam cruzar o Mar Mediterrâneo para chegar à Europa. Desde 2016, a pressão dos países da União Europeia para desencorajar a migração ilegal forçou as pessoas a seguir rotas perigosas, resultando em muitas mortes.

“Esses migrantes vêm do Sudão do Sul, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Nigéria, Camarões e outros países da região que estão dispostos a correr riscos com a esperança de chegar ao norte da África e, eventualmente, à Europa”, disse Rida Lyammouri, membro sênior do Policy Center for the New South, uma organização marroquina.

“Às vezes, eles precisam seguir rotas mais arriscadas para evitar as forças de segurança e os traficantes de pessoas e, às vezes, esse risco pode custar suas vidas”, explicou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

argentinos-comemoram-vitoria-do-time-deles-nas-ruas-de-buenos-aires;-veja-fotos-e-video

G1 Mundo

Argentinos comemoram vitória do time deles nas ruas de Buenos Aires; veja FOTOS e vídeo

No domingo (19), eles enfrentarão a atual campeã França ou o Marrocos, primeiro país árabe em uma semifinal da Copa do Mundo, que se enfrentam na quarta-feira. Imagem da avenida 9 de Julho em Buenos Aires após o jogo entre Argentina e Croácia, em 13 de dezembro de 2022 — Foto: Agustin Marcarian/Reuters Torcedores da Argentina tomaram as ruas das cidades do país para comemorar a vitória sobre a Croácia […]

today14 de dezembro de 2022 54

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%