Prefeitura de Guarujá

72ª edição da Regata Santos-Rio será no dia 4 de novembro

today27 de outubro de 2022 56 1

Fundo
share close

Os Iates Clubes de Santos (sediado em Guarujá) e do Rio de Janeiro realizarão no dia 4 de novembro, a 72ª edição da Regata Santos-Rio, uma das primeiras regatas em mar aberto realizada no País. A disputa também tem os apoios da Confederação Brasileira de Vela e da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel).

Um desfile com os veleiros participantes no canal de Santos antecede a saída da regata, que está prevista para as 12 horas. Conforme a organização da prova, o local de largada será no meio da Baía de Santos e vai depender da direção do vento. Poderá ocorrer nas proximidades das Galhetas, llha das Palmas ou Ilha Porchat.

A apresentação será abrilhantada pela Banda Militar da Marinha com aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), a famosa Esquadrilha da Fumaça. As manobras poderão ser conferidas pelo público geral no Píer dos Pescadores.

O desafio tem um percurso aproximado de 200 milhas náuticas e chegada no Iate clube do Rio de Janeiro. Com a proximidade do evento e a repercussão da edição especial na comunidade náutica, velejadores importantes já confirmaram presença.

Aberta a veleiros clássicos e representada pelo Iate Clube de Santos, a Santos-Rio oferecerá aos três primeiros colocados da “classe Clássicos”, o troféu que representa o prêmio internacional da regata mais antiga do mundo, nesta modalidade, organizada pelo Yacht Club de Mônaco, a Regata La Belle Classe.



Regata La Belle Classe

No dia 1º de agosto de 2013, em Mônaco, o Comodoro Berardino Antonio Fanganiello recebeu a espada que simboliza a entrada do ICS no seleto grupo de Embaixadores da Belle Classe.

A distinção, criada pelo avô do atual príncipe Albert II, é um compromisso firmado entre navegadores apaixonados por veleiros clássicos e históricos para que preservem a etiqueta náutica assim como seus valores; que cuidem do meio ambiente marinho e transmitam esses conceitos às gerações futuras.

Iate Clube de Santos

Com 75 anos de história, o Iate Clube de Santos é considerado, atualmente, um dos maiores clubes náuticos do país. O ICS oferece aos associados, visitantes e sócios de clubes conveniados duas belas sedes náuticas, em Guarujá, onde dispõe de área para manutenção e reparos de veleiros e de lanchas e em Angra dos Reis.

Somadas, ocupam uma área com mais de 180 mil metros quadrados, além de uma Sede social e Administrativa que é um marco na arquitetura e na história da Cidade de São Paulo. Atualmente o ICS tem em sua flotilha veleiros das classes RGS, ORC e clássicos. “É um prazer realizar mais uma edição desse marco da vela brasileira”, disse o Comodoro do Iate Clube de Santos.

Parceria

O Iate Clube de Santos realiza projetos sociais de inclusão em convênio com a Prefeitura de Guarujá, por meio do projeto da Associação Esportiva Formando Cidadão.  Desenvolve cursos na área náutica (vela, remo e canoagem) para cerca de 80 alunos.

Para o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Guarujá, o evento serve de incentivo para os futuros velejadores. “A cessão do espaço para os trabalhos de iniciação de vela e canoagem da Sel, por meio do Projeto Formando Cidadão, consolida a parceria da Prefeitura com o Iate Clube e, a Regata, além do grande atrativo para a Cidade e Região, serve de espelho para os nossos jovens”, complementa.

Outras informações poderão ser obtidas por meio do site www.icsantos.com.br




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

multidao-se-reune-para-saquear-cargas-de-carne-de-conteiner-em-trem-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Multidão se reúne para saquear cargas de carne de contêiner em trem no litoral de SP; VÍDEO

Crime ocorreu na última quarta-feira (26), na Vila Natal, em Cubatão. Cargas de carne são saqueadas de trem no litoral de São Paulo: VÍDEO Uma multidão se reuniu e saqueou um contêiner que estava sendo transportado pela via férrea, na noite da última quarta-feira (26), em Cubatão (SP). O trem estava realizando o transporte das cargas e várias caixas que estavam com peças inteiras de carne foram furtadas pelo grupo. […]

today27 de outubro de 2022 69

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%