G1 Mundo

9 coisas que aconteceram pela primeira vez em 2022

today26 de dezembro de 2022 15

Fundo
share close

De recordes e descobertas a uma viagem profunda ao nosso passado, confira a seguir nove eventos que chamaram a atenção neste ano.

magem do momento exato do impacto. De acordo com a NASA, os retângulos foram adicionados para sugerir a abertura de novas janelas do conhecimento provocada pela missão. — Foto: NASA



A colisão teve como objetivo testar se rochas espaciais que podem representar uma ameaça à Terra poderiam ser desviadas com segurança. A conclusão dos cientistas é de que podem.

Microplásticos são detectados no sangue humano

Os efeitos dos microplásticos no corpo não são conhecidos — Foto: Getty Images

Os microplásticos são pequenos pedaços de plástico com menos de 5 mm de comprimento — são gerados quando pedaços maiores de plástico se decompõem no solo ou no mar, poluindo o meio ambiente.

Os efeitos dos microplásticos no corpo não são conhecidos, mas os pesquisadores disseram que os novos resultados são preocupantes — e que os microplásticos podem danificar as células humanas.

Uma Copa do Mundo de estreias

A árbitra francesa Stephanie Frappart fez história no Catar como a primeira mulher a arbitrar uma partida da Copa do Mundo — Foto: Getty Images

A Copa do Mundo de futebol masculino da Fifa de 2022 entrará para a história por uma série de marcos sem precedentes.

Para começar, foi a primeira edição do torneio a ser sediada por um país árabe ou muçulmano — o Catar.

Também marcou a estreia de uma mulher como principal árbitra de uma partida, quando a francesa Stephanie Frappart apitou o jogo da fase de grupos entre Alemanha e Costa Rica. Na verdade, Frappart liderou uma equipe de arbitragem composta apenas por mulheres, que também contou com as árbitras assistentes Neuza Back, do Brasil, e a mexicana Karen Medina.

Outro fato inédito foi a impressionante chegada do Marrocos às semifinais, o melhor resultado de uma nação africana (e árabe).

E já que estamos falando de marcos, o torneio do Catar foi onde o jogador argentino Lionel Messi ergueu o troféu da Copa do Mundo pela primeira vez após quatro tentativas fracassadas!

Somos oito bilhões… e avante

Demorou 12 anos para a humanidade crescer de sete bilhões para oito bilhões de pessoas — Foto: Getty Images

“Esse crescimento sem precedentes se deve ao aumento gradual da expectativa de vida humana devido a melhorias na saúde pública, nutrição, higiene pessoal e medicina. Também é resultado de altas e persistentes taxas de fecundidade em alguns países”, declarou a agência em um comunicado.

No entanto, a ONU disse que, embora a população global tenha levado 12 anos para crescer de sete para oito bilhões, levará pelo menos 15 anos para atingir o próximo bilhão, já que as taxas de natalidade como um todo parecem estar diminuindo.

População mundial chega a 8 bilhões de pessoas; entenda

População mundial chega a 8 bilhões de pessoas; entenda

Vacina contra malária que pode ‘mudar o mundo’

Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram em setembro que haviam desenvolvido uma vacina contra a malária com potencial para “mudar o mundo”.

Com lançamento previsto para o próximo ano, a nova vacina foi considerada 80% eficaz nos testes contra a doença mortal, que mata cerca de 400 mil pessoas por ano.

Os cientistas também disseram que a vacina é barata.

A malária é uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo — e desenvolver vacinas contra ela é extremamente difícil, uma vez que o parasita que causa a malária é complexo e elusivo.

É um alvo em constante movimento, mudando de forma dentro do corpo, o que dificulta a imunização.

LeDuc faz história Olímpica e de gênero

LeDuc (à direita) se tornou a primeira pessoa não-binária a competir nas Olimpíadas de Inverno — Foto: Getty Images

Timothy LeDuc, atleta da patinação artística dos EUA, se tornou a primeira pessoa não-binária a competir nas Olimpíadas de Inverno, que aconteceram em fevereiro em Pequim.

LeDuc não conquistou medalha e terminou em sétimo lugar na prova de duplas ao lado de Ashley Cain, mas causou impacto em todo o mundo.

Viajamos mais no tempo – uma cortesia do telescópio James Webb

A Nebulosa da Tarântula, localizada a apenas 161 mil anos-luz da Terra, é um lugar onde nascem milhares de estrelas — Foto: NASA/ESA/CSA/STSCI/WEBB ERO PRODUCTION TEAM

Uma delas foi a imagem mais profunda do nosso Universo até agora, incluindo JADES-GS-z13-0, uma galáxia com mais de 13 bilhões de anos, que remonta aos “primeiros dias” após o Big Bang.

O que aparece como uma mancha fraca é a “galáxia mais distante” confirmada até agora pela medição padrão-ouro.

Telescópio James Webb divulga imagem de galáxia de aparência curiosa

Telescópio James Webb divulga imagem de galáxia de aparência curiosa

A primeira pessoa não-branca a se tornar premier do Reino Unido

Rishi Sunak assumiu como primeiro-ministro britânico em 25 de outubro — Foto: Frank Augstein/AP

O Reino Unido bateu uma série de recordes envolvendo primeiros-ministros em 2022: os breves 45 dias de Liz Truss no poder foram o mandato mais curto de todos os tempos de um primeiro-ministro.

Um marco mais positivo foi estabelecido por seu sucessor: Rishi Sunak se tornou a primeira pessoa de ascendência asiática a assumir o cargo, em 25 de outubro.

Quem é Rishi Sunak

Quem é Rishi Sunak

Vimos bactérias sem microscópios

T. magnifica chega até a 2 centímetros de comprimento — Foto: LAWRENCE BERKELEY NATIONAL LABORATORY/BBC

Cientistas anunciaram em junho a descoberta da maior bactéria do mundo. E você não precisa de um microscópio para ver a Thiomargarita magnifica: o organismo recém-descoberto tem aproximadamente o mesmo tamanho e formato de um cílio humano.

Com cerca de 1 cm de comprimento, é cerca de 50 vezes maior do que todas as outras bactérias gigantes conhecidas — e a primeira a ser visível a olho nu.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

frio-provoca-mais-de-30-mortes-nos-estados-unidos

G1 Mundo

Frio provoca mais de 30 mortes nos Estados Unidos

"É uma guerra contra a mãe natureza que nos atingiu com força total", foi assim que Kathy Hochul, governadora de Nova York, definiu a alteração climática que atinge mais de 200 milhões de americanos. Veja mais no vídeo abaixo. Frio provoca mais de 30 mortes nos Estados Unidos e Canadá; temperaturas chegam a -56 °C No condado de Erie, em Nova York, o número de mortos chegou a 25 na […]

today26 de dezembro de 2022 26

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%