Equipes atuarão principalmente nas praias e no entorno, a fim de garantir a ordem e o cumprimento da legislação municipal
Para atender a demanda de mais de 1,5 milhão de turistas na alta temporada, a Prefeitura de Guarujá incrementará a Operação Verão de Fiscalização com um efetivo de mais de 200 policiais militares em atividade delegada, somados à Força-Tarefa, Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes de fiscalização atuando aos finais de semana. Ao todo, os profissionais trabalharão no cumprimento da ordem e da legislação municipal, aumentando a segurança e o conforto de moradores e turistas.
Um esquema especial de fiscalização já acontece todos os dias, atuando principalmente nas praias e no entorno. A novidade é que, de quinta-feira a domingo, serão intensificadas as atuações com reforço no efetivo. Entre as principais ações, está coibir a colocação de cadeiras nas calçadas de bares e restaurantes, além de orientar sobre a proibição de som, tendas e animais na faixa de areia. Também será reforçada nos estacionamentos a orientação sobre as regras do Município.
A ação é coordenada pela Fiscalização do Comércio Ambulante e Posturas, da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), com o apoio de Agentes Comunitários de Saúde, vinculados à Secretaria de Saúde (Sesau). A Guarda Civil Municipal, a Força-Tarefa e a Polícia Militar também dão apoio nas abordagens.
A Fiscalização do Comércio Ambulante e Posturas atua nas praias da Cidade diariamente, de segunda-feira a domingo, mas em esquema especial e reforçado durante a alta temporada. Em finais de semana prolongados, feriados e temporadas, a operação é intensificada. Para reclamações ou denúncias sobre irregularidades, o munícipe deve acionar o número 153 da GCM e registrar a queixa para as devidas providências.
Novas medidas
A Operação de Fiscalização durante as festas de fim de ano registrou aproximadamente 5 mil equipamentos de som da faixa de areia em seis praias de Guarujá, apesar de orientação por parte das equipes, distribuição de material informativo e placas de aviso nos calçadões. Ou seja, quase 50% do total das infrações. Por esse motivo, a orientação a partir dos próximos dias é a de realizar a apreensão de equipamento de som na faixa de areia.
Confira o que não é permitido nas praias de Guarujá:
Proibido o acesso na faixa de areia
Proibido amplificadores de som de qualquer tipo
Proibida a instalação de tendas, barracas ou similares
Proibido churrasqueiras e similares
Proibido o estacionamento e o trânsito na faixa de areia
Publicar comentários (0)