Pleno News

Burnout no trabalho: Quando você tem direito ao auxílio-doença?

today12 de junho de 2024 10

Fundo
share close

Elisângela Coelho – 12/06/2024 09h34

Burnout é um esgotamento extremo causado pelo excesso de trabalho e estresse crônico Foto: Freepik

A Síndrome de Burnout é uma condição de esgotamento extremo causada pelo excesso de trabalho e estresse crônico. Desde 1º de janeiro de 2022, ela é reconhecida como doença ocupacional, o que dá aos trabalhadores direitos previdenciários, incluindo o auxílio-doença.

Doenças ocupacionais são aquelas relacionadas às atividades profissionais do trabalhador, e o Burnout, em especial, resulta do excesso de trabalho e estresse constante. Com seu reconhecimento como doença ocupacional, os trabalhadores afetados têm direito a benefícios por incapacidade temporária ou permanente.

O auxílio-doença, ou auxílio por incapacidade temporária, é um benefício oferecido pelo INSS para quem não pode trabalhar temporariamente. Para receber esse benefício, você deve ser segurado do INSS e comprovar incapacidade total e temporária para o trabalho por meio de laudos, exames e outros documentos médicos.

Se você for afastado do trabalho por mais de 15 dias consecutivos, a partir do 16º dia, o INSS começará a cobrir seu afastamento, com o pagamento baseado na média de todas as suas contribuições desde julho de 1994. Como a Síndrome de Burnout é uma doença ocupacional, não há necessidade de carência para obter o auxílio-doença.



A aposentadoria por incapacidade permanente, ou aposentadoria por invalidez, é para casos de incapacidade total e permanente. O valor da aposentadoria é 100% da média de todas as contribuições desde julho de 1994. Se você ou alguém que você conhece precisa de orientação para entender qual benefício é o mais adequado, consulte um profissional médico e um especialista em previdência social.

Ao retornar ao trabalho após o diagnóstico de Burnout, você tem direito a um prazo de estabilidade, garantindo a proteção do seu emprego durante sua recuperação. Essa informação é vital para quem enfrenta a Síndrome de Burnout ou conhece alguém nessa situação. Compartilhe essas informações para que mais pessoas conheçam seus direitos previdenciários e recebam o suporte necessário.

Cuidar da sua saúde mental e emocional é muito importante. Se precisar de apoio, procure profissionais especializados e não hesite em pedir ajuda. Lembre-se, você não está sozinho nesta jornada. Compartilhe essas informações para que mais pessoas possam compreender a Síndrome de Burnout e como ela afeta a vida profissional e pessoal. Quanto mais pessoas souberem disso, melhor será para todos que enfrentam essa condição.

Para saber mais, siga-me nas redes sociais.

Dra. Elisângela Coelho foi trabalhadora rural, doméstica, vendedora e hoje atua como advogada especialista em direito previdenciário.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Siga-nos nas nossas redes!

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Pleno News.

Por: Elisangela Coelho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cidade-do-litoral-de-sp-aprova-lei-para-desenvolver-cultura-oceanica-nas-escolas-municipais

G1 Santos

Cidade do litoral de SP aprova lei para desenvolver cultura oceânica nas escolas municipais

O objetivo é promover a educação, consciência e valorização do mar e dos recursos marinhos. Assinatura da lei foi realizada na sexta-feira (7) em São Vicente — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, sancionou uma lei para desenvolver a cultura oceânica nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O objetivo da ação é promover a educação, consciência e valorização do mar […]

today12 de junho de 2024 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%