G1 Mundo

Primeira cápsula de suicídio assistido poderá ser usada em 2024 na Suíça

today21 de julho de 2024 8

Fundo
share close

A cápsula de suicídio assistido, Sarco, pode ser utilizada pela primeira vez no final do ano na Suíça, anunciou nesta quarta-feira (17) a organização promotora The Last Resort.

Essa ferramenta de aspecto futurista chamada Sarco, de sarcófago, foi projetada para que as pessoas possam tirar a própria vida pressionando um botão que libera nitrogênio dentro da cápsula.

O diretor do The Last Resort, Florian Willet, declarou que Sarco oferecerá “um espaço seguro para morrer pacificamente” e acrescentou que ele próprio espera utilizá-la ao final de sua vida.



“Não posso imaginar uma forma mais bonita de respirar ar sem oxigênio até cair no sono eterno”, disse ele à imprensa.

A pessoa que deseja morrer deve passar primeiro por uma avaliação psiquiátrica. Uma vez que a solicitação é aprovada, a pessoa entra na cápsula, fecha a tampa e após responder uma série de perguntas aperta o botão que causará sua morte, explicou Nitschke.

Por enquanto não foi decidido a hora, data ou local do primeiro suicídio assistido, nem quem poderá ser o primeiro usuário.

Questionada se isso poderia acontecer este ano, a advogada Fiona Stewart, que faz parte do conselho consultivo do The Last Resort, respondeu: “Eu diria que sim”.

Stewart disse que o único custo para o usuário seria de 18 francos suíços (valor em 108 reais na cotação atual) pelo nitrogênio.

O uso potencial da cápsula levantou uma série de questões legais e éticas na Suíça, reacendendo o debate sobre a morte assistida.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Notícias

Bangladesh decreta toque de recolher e mobiliza militares por protestos que já deixaram 105 mortos

O país enfrenta uma mobilização que começou neste mês, com protestos de estudantes contra um sistema de cotas que reserva mais da metade dos cargos públicos a alguns setores da sociedade, incluindo os filhos dos veteranos da guerra de libertação de 1971 contra o Paquistão. As manifestações resultam de uma mobilização mais ampla, que representa um desafio para o governo autocrático da primeira-ministra Sheikh Hasina, no poder há 15 anos. "O governo decidiu impor um toque de recolher e enviar […]

today21 de julho de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%